Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan esclarece situações de desabastecimento em Santa Maria

Publicação:

Nos últimos dias, ocorreram situações de desabastecimento nas regiões Sul e Oeste de Santa Maria. Sobre este assunto, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) vem prestar os seguintes esclarecimentos.

Estão em andamento obras de travessia urbana na BR-287 e de melhorias na BR-392. Trata-se de obras viárias importantes para o desenvolvimento do município e da região, no entanto podem causar rompimentos em tubulações. Inclusive, a Corsan tem colaborado com os trabalhos: antes de intervenções das empresas executoras das obras, a Companhia realizou sondagens nos locais para identificar a presença de tubulações que pudessem ser rompidas. O tipo de obra executado nas rodovias caracteriza-se por ações como movimentação de terras, escavações próximas a tubulações e utilização de maquinário de grande porte (caminhões munck e escavadeiras). Tais fatores podem ocasionar rompimentos de redes de água, causando desabastecimento – como ocorreu nos dias 21, 29 e 30 de janeiro. Nas três ocasiões, a Corsan, a partir da identificação de eventos de rompimentos, imediatamente iniciou os procedimentos para a realização dos reparos. Cabe destacar que, como nessas regiões de obras das rodovias localizam-se tubulações de grandes diâmetros (distribuidores), o reparo tem uma duração maior. Somam-se a essas situações as altas temperaturas, que aumentam de forma significativa o consumo de água, retardando uma recuperação mais rápida do sistema.

Para contatar a Companhia e obter informações sobre a situação do abastecimento, ligue para o Corsan 24 Horas, no telefone 0800.646.6444.

Atendimento Online
CORSAN