Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Padrão de Ligação de Água

A Corsan possui um padrão para todas as novas ligações de água. Entre as principais vantagens, destacam-se: prevenção de fraudes, facilidade de acesso ao hidrômetro, maior proteção e redução de vazamentos no quadro. Mais informações sobre a instalação da caixa de proteção do hidrômetro (Unidade de Medida Comercial – UMC) podem ser obtidas na Unidade de Saneamento mais próxima ou por videochamada, mediante agendamento.

Se você já possui ligação de água no seu imóvel, clique aqui para verificar como instalar o padrão de ligação.

Para novas ligações de água, verifique as informações abaixo.

 

Como solicitar uma nova ligação de água

A vistoria para ligação nova de água pode ser solicitada através da Unidade de Atendimento Virtual em www.corsan.com.br, do App Corsan, do 08006466444, na Unidade de Saneamento mais próxima ou por videochamada, mediante agendamento pelo site ou App.

São requisitos para a solicitação:

  • O CPF ou CNPJ do solicitante não pode estar suspenso ou cancelado, nem possuir dívidas com a Corsan;
  • A numeração do imóvel deve estar fixada e visível no terreno;
  • O imóvel deve ter caixa de correspondência.

Após a solicitação, será realizada uma vistoria no imóvel para verificar se há condições técnicas para o abastecimento. O resultado da vistoria pode ser verificado através dos nossos canais de relacionamento.

Existindo viabilidade técnica, o cliente (ou pessoa autorizada através de procuração) deve apresentar a documentação no prazo máximo de 30 dias, a contar da data de emissão do comunicado, e realizar a assinatura do contrato na Unidade de Saneamento mais próxima ou por videochamada, mediante agendamento. O usuário também deverá providenciar a instalação da caixa de proteção do hidrômetro (Unidade de Medida Comercial – UMC), conforme o padrão estabelecido pela Corsan.

 

O prazo de execução do serviço varia de acordo com a agência reguladora do município, conforme abaixo:

AGERGS

AGESAN

AGERST

AGER

Prazo execução vistoria de viabilidade de água e/ou esgoto

7 dias

10 dias

10 dias

10 dias

Prazo do cliente para apresentação da documentação exigida

30 dias

30 dias

30 dias

30 dias

Prazo execução ligação de água ou de esgoto

10 dias

07 dias

07 dias

07 dias

Documentação necessária:

  • Pessoa Física:
         - Documentação comprobatória da propriedade do imóvel (matrícula do imóvel obtida no Cartório de Registro de Imóveis atualizada com máximo 120dias, Escritura pública, Contrato de compra e venda ou Contrato de locação, ou outro); 

             - Declaração que as instalações estão de acordo com o padrão da Corsan. 

             - RG e CPF

 

  • Pessoa Jurídica:
         - Cópia do CNPJ e Contrato Social registrado na Junta Comercial;
         - Documentação comprobatória da propriedade do imóvel (matrícula do imóvel obtida no Cartório de Registro de Imóveis atualizada com máximo 120 dias, Escritura pública, Contrato de compra e venda, Contrato de locação, ou outro);
          - Declaração que as instalações estão de acordo com o padrão da Corsan.

 Terreno cedido por órgão público:

     - RG e CPF;
     - Autorização em papel timbrado, fornecida por órgão público, comprovando a respectiva cedência do imóvel;
     - Declaração que as instalações estão de acordo com o padrão da Corsan.

Em caso de óbito de titular:

O herdeiro inventariante poderá fazer a solicitação por meio da assinatura do Termo de Posse Mansa e Pacífica. O atestado de óbito deve ser apresentado.

Em caso de usucapião ou área verde e pendente de regularização:

O solicitante poderá fazer a solicitação por meio da assinatura do Termo de Posse Mansa e Pacífica, desde que apresentados os documentos emitidos pelos órgãos competentes.


Folder Novo Padrão de Ligação (.pdf 2,59 MBytes)


 Modelo de Declaração que as instalações estão de acordo com o padrão da Corsan R01

Para ver os valores, acesse o Sistema Tarifário da Corsan.

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

Unidade de Atendimento Virtual

Redes Sociais

Redes sociais

Whatsapp Corsan

Atendimento pelo número
51 9704-6644

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store
Atendimento Online
CORSAN