Vila Piquiri, em Cachoeira do Sul, passa a ser abastecida pela Corsan

Publicação:

Vila Piquiri, em Cachoeira do Sul, passa a ser abastecida pela Corsan
Vila Piquiri, em Cachoeira do Sul, passa a ser abastecida pela Corsan

Feliz com a chegada da água potável, a comunidade da Vila Piquiri, em Cachoeira do Sul, compareceu em peso ao evento de inauguração do abastecimento, nesta quarta-feira (27). A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) investiu R$ 600 mil em obras e equipamentos para abastecer 200 famílias da localidade, solucionando uma demanda antiga da população. O investimento incluiu a perfuração de poços, instalação de reservatório de aço inox com capacidade de 50 m³, implantação de sistema de telemetria, filtro para tratamento de água, estação de bombeamento e 5 mil metros de redes de adução e distribuição. 

Na ocasião, o diretor-presidente da Corsan, Jorge Melo, ressaltou o papel social da Companhia. “Abastecer o Piquiri não vai gerar lucro financeiro para a Corsan, mas isso não importa. O que vale é o benefício para a saúde e a qualidade de vida dos moradores. Exemplos como esse comprovam que o saneamento deve ser gerido por companhias públicas. Por ser pública, a Corsan realizou uma série de ações aqui em Cachoeira, como o restauro do Chateau D’Eau e a criação de um Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, o qual reverte parte da arrecadação para o saneamento do município”.

Melo destacou o compromisso do Governo do Estado de manter a Corsan pública. “A Companhia obtém resultado financeiro positivo desde 2003 e, no ano passado, apresentou lucro de R$ 292 milhões. A saúde financeira é fundamental para conseguirmos, junto aos órgãos financiadores, recursos para investimentos. E amanhã, dia 28 de março, a Corsan está completando 53 anos, cada vez mais sólida graças ao trabalho de todos os seus funcionários”.

O superintendente da região Central da Corsan, José Roberto Epstein, abordou o histórico e o andamento da obra. “A Companhia está entregando um compromisso pactuado há oito anos, quando da assinatura do contrato de programa. As dificuldades na busca pelos poços e na execução da obra foram superadas e, hoje, podemos oferecer água de qualidade à população”. Epstein parabenizou os funcionários envolvidos na realização da obra e agradeceu ao ex-gestor da unidade de Cachoeira do Sul Moisés Callegari, pela sua colaboração em viabilizar o abastecimento no Piquiri.

O secretário municipal Ronaldo Tonet saudou a opção do município pelo abastecimento público. “Por volta de 2011, um grande debate surgiu aqui na cidade, com a cogitação de se privatizar o serviço de água. Por fim, decidiu-se manter a água pública. A obra que inauguramos hoje se deve àquela decisão, baseada na ideia de que a vida das pessoas não pode ser privatizada nem ficar à mercê do lucro”, afirmou Tonet, que responde pelas secretarias de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Conforme o prefeito Sergio Ghinatti, a obra era ansiada pela comunidade. “O dia de hoje mereceria uma placa. Cobramos muito da Corsan, mas valeu a pena. Estamos aqui num ato importantíssimo para a vida dos cachoeirenses”. Após o evento, o diretor-presidente da Companhia visitou o reservatório instalado na Vila do Piquiri. Também estiveram presentes à cerimônia o Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, André Palácio, a gestora da unidade da Corsan de Cachoeira do Sul, Luciane Roznieski, funcionários da Companhia, secretários municipais, vereadores e a população local.