Venâncio Aires: Novo reservatório da Corsan aumenta em 20% o armazenamento de água para oito bairros
Publicação:
Os cerca de 20 mil moradores dos bairros Bela Vista, Cidade Alta, Xangrilá, Cidade Nova, Gressler, Santa Tecla, Aviação e Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, terão 500 mil litros de armazenamento de água a mais a partir desta sexta-feira, 17, com a inauguração de um reservatório da Corsan na Avenida Leonel de Moura Brizola. Com investimento de R$ 4,1 milhões, o novo tanque aumenta em 20% a capacidade de reserva de água para abastecer a população.
O reservatório e a setorização da rede que atende esses bairros garantem autonomia para aquela região, que antes era servida pelo reservatório da Cidade Alta. Para isso, foram implantados mais dois bombeamentos. “Ao todo, agora, temos 15 reservatórios para fortalecer o abastecimento da cidade”, diz o gestor de relações institucionais da Corsan na Região Central, João Corim.
Universalização do saneamento
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios onde atua no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá. Em Venâncio Aires, as obras de expansão do esgotamento sanitário devem se iniciar até abril.