Os totens de autoatendimento têm promovido mais agilidade e praticidade no dia a dia do cliente da Corsan, facilitando o atendimento e reduzindo filas. Desde julho de 2020, quando a contratação dos totens entrou em vigência, a Corsan registrou uma média mensal de 30 mil serviços nos terminais.
Os totens também reúnem o maior número de pagamentos de faturas entre os canais de relacionamento da empresa. Até o final de março, foram registradas 5.013 transações (desde julho de 2021) nos totens, contra 3.434 na Unidade de Atendimento Virtual e 1.816 no aplicativo.
O sistema de pagamentos é a principal funcionalidade do totem. Ele possibilita ao usuário pagar as suas dívidas por meio de cartão de débito, crédito à vista ou parcelado com quitação simultânea no SCI, o sistema comercial utilizado na Corsan. Com o totem, a Companhia ampliou de 70 para 195 o número de Unidades que recebem pagamentos. Os 320 totens contratados inicialmente estão disponíveis em 249 dos 317 municípios atendidos pela Corsan. A meta é disponibilizar ao menos um equipamento por município, sendo que em algumas localidades ele será o único ponto de atendimento aos clientes, fortalecendo a marca Corsan e melhorando a continuidade e a qualidade dos serviços prestados.
Os totens auxiliam na demanda dos atendimentos presenciais das Unidades de Saneamento (US). Atualmente, todas as US polos atendem presencialmente no balcão somente com agendamento prédio, ficando o terminal como uma opção que o usuário realize o seu próprio atendimento. Também, por estarem instalados em diversos pontos estratégicos (externos às USs) dos municípios atendidos pela Corsan, os terminais ampliam o atendimento ao cliente.
Os usuários têm compartilhado feedbacks positivos sobre os totens, destacando a facilidade e a simplicidade do sistema. Os terminais são intuitivos e de fácil usabilidade, além de contarem com os serviços mais atendidos pela Companhia.
Outra vantagem desse sistema é que ele demanda muito pouca assistência técnica. Normalmente as falhas no sistema estão relacionadas a problemas de internet. A empresa contratada para a prestação dos serviços possui um sistema de monitoramento remoto. Quando alguma ocorrência é identificada, a equipe técnica entra em contato com o responsável na Unidade para dar orientações e solucionar o problema e, quando é necessário, um técnico se desloca presencialmente.
Confira os serviços oferecidos nos totens:
• Agendamento da execução do serviço (somente para limpeza de fossa programada);
• Agendamento de atendimento presencial nas Unidades de Saneamento;
• Cadastro de e-mail para recebimento da fatura mensal de água;
• Fatura simplificada, emissão do código de barras para pagamento da fatura;
• Pagamentos e parcelamentos de faturas com cartão de débito ou crédito;
• Consultar situação do abastecimento, onde são informadas as ocorrências de falta de água em decorrência de rompimento de rede e/ou manutenção corretiva ou preventiva, registradas na cidade;
• Informar falta de água no imóvel;
• Informar vazamento de água e/ou esgoto na rua e/ou calçada.
Clique aqui para ver a lista das localizações dos totens.