SoluTrat
SOLUÇÕES INDIVIDUAIS
A conservação dos recursos naturais é um dos principais temas nos dias de hoje, sendo que a preservação do meio ambiente e a melhoria da saúde pública dependem dos aspectos sanitários locais.
Com a atualização do marco legal do saneamento, por meio da Lei 14.026/20, os contratos de prestação dos serviços públicos de saneamento básico deverão definir metas de universalização que garantam o atendimento de 90% (noventa por cento) da população com coleta e tratamento de esgotos, até 31 de dezembro de 2033.
Frente a isso, a Corsan está investindo em um novo programa de limpeza de fossas sépticas, o SOLUTRAT, visando contribuir para o atingimento dessa meta. Essa iniciativa, além da preservação do meio ambiente com as limpezas e o descarte adequado dos resíduos oriundos dos sistemas individuais, garante mais qualidade de vida e saúde para todos.
O SOLUTRAT é uma alternativa viável que contribui de forma adequada para a universalização dos serviços de saneamento básico. O programa de soluções individuais contemplará regiões com baixa densidade demográfica e poderá ser implantado na maioria dos municípios atendidos pela Corsan.
Clique aqui e saiba mais sobre o SOLUTRAT
VOCÊ SABE O QUE É UMA FOSSA SÉPTICA?
As fossas sépticas são unidades de tratamento de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto.
Na fossa séptica, o esgoto sofre a ação de microrganismos que promovem decomposição dos materiais, principalmente os sólidos, gerando gases e líquidos.
As unidades de tratamento individuais devem ser construídas e operadas conforme normas técnicas e necessitam passar por limpeza periódica.
Pensando nisso, a Corsan elaborou uma cartilha técnica para orientar prefeituras, engenheiros, construtores e usuários em geral sobre a importância e a correta construção e manutenção dos equipamentos de tratamento individual de esgoto sanitário.
Clique aqui para ver a cartilha
Amplamente utilizado no Brasil, o tratamento individual só funciona se for corretamente operado e projetado.
A fossa séptica deve ser limpa periodicamente, caso contrário, não funcionará adequadamente, causando mau cheiro nas redes pluviais e poluição ambiental.
Corsan Solutrat
Corsan Solutrat Crédito: Corsan Oficial
RESOLUÇÕES
Resolução 001 2022 Limpeza Programada AGESAN (.pdf 175,79 KBytes)
Resolução 65 2022 Limpeza Programada AGERGS (.pdf 573,03 KBytes)
O QUE É O SOLUTRAT?
O SoluTrat é uma solução em esgotamento sanitário na qual é realizada a limpeza das fossas sépticas e a destinação adequada dos efluentes, garantindo a eficiência do tratamento e contribuindo para a universalização dos serviços de esgoto.
O QUE É UMA SOLUÇÃO INDIVIDUAL DE ESGOTO?
É o conjunto de unidades destinadas ao tratamento e à disposição de esgotos, mediante utilização de tanque séptico (fossa séptica) e unidades complementares de tratamento e/ou disposição final de efluentes.
QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE SOLUÇÃO INDIVIDUAL?
Podem ser citados os principais arranjos de solução individual de esgoto:
Fossa Séptica, Filtro e Sumidouro;
Fossa Séptica, Filtro e Destinação na Rede Pluvial;
Fossa Séptica e Sumidouro.
POR QUE UMA SOLUÇÃO INDIVIDUAL É CONSIDERADA INADEQUADA?
As fossas, bem como o filtro e o sumidouro, devem ser projetadas e construídas conforme as normas técnicas vigentes. Se há inconformidade em relação às normas, a solução individual é considerada inadequada.
É OBRIGATÓRIA A LIMPEZA DA FOSSA?
Sim, pois se trata de uma solução de tratamento de esgoto, sendo necessário que funcione corretamente. Para que uma fossa séptica funcione corretamente, é preciso a limpeza na frequência adequada. Não sendo realizada a limpeza de forma correta, o esgoto será lançado no meio ambiente sem tratamento. Além de prejudicial ao meio ambiente, a legislação ambiental proíbe a disposição no meio ambiente de esgoto sem tratamento prévio.
QUAL O VALOR DO SERVIÇO?
O valor do serviço estará descrito na notificação que todos os usuários irão receber. É possível consultar os valores no link: corsan.com.br/sistematarifario
HÁ SUBSÍDIO FINANCEIRO NO VALOR DO SERVIÇO?
O valor do serviço tem desconto para os imóveis da categoria residencial social, conforme previsto na tabela tarifária da Corsan. Além disso, para a primeira limpeza, pode haver até 50% de desconto para usuários que agendem o serviço rapidamente. Os prazos para esses descontos são informados na notificação que é enviada ao usuário.
DE QUE FORMA É FEITO O PAGAMENTO PELO SERVIÇO DE LIMPEZA?
A cobrança do serviço é dividida em 12 parcelas na conta da água, e somente é iniciada após a realização da limpeza. Há incentivos para que o usuário agende com antecedência, conforme informado na notificação.
O QUE ACONTECERÁ SE A FOSSA NÃO FOR LIMPA?
Estará prejudicando o meio ambiente e pondo em risco o sistema de tratamento. Ainda, é possível que haja alguma sanção.
NO CASO DE SOLUÇÃO INDIVIDUAL INADEQUADA, O QUE FAZER?
Deve-se procurar um profissional para executar a fossa da forma correta. A Corsan disponibiliza em seu site cartilha para consulta.
A FOSSA NÃO TEM ACESSO PARA LIMPEZA. O QUE FAZER?
Deve ser promovido o acesso.
APÓS A VISTORIA E A ASSINATURA DO CONTRATO, O QUE FAZER?
Deve ser agendada a limpeza da fossa.
POR QUE A FOSSA DEVE SER LIMPA UMA VEZ POR ANO?
Conforme as normas técnicas, é indicada a limpeza anual da fossa séptica para que haja a garantia do funcionamento da solução individual de esgoto. Em alguns casos, há a possibilidade de se ampliar o intervalo entre limpezas, porém dependerá da análise de alguns fatores, como o volume da fossa e o número de ocupantes do imóvel.
POR QUE DEVO FAZER O SERVIÇO COM A CORSAN?
Este serviço de limpeza programada de fossa séptica tem o objetivo de universalizar o atendimento de esgoto, sendo realizado pela concessionária dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE LIMPAR A FOSSA?
Com a limpeza periódica da fossa, a poluição é reduzida, a vida útil da solução individual é prolongada e seu correto funcionamento é garantido. Assim, evita-se transbordamento da fossa, diminui a proliferação de vetores, reduz-se o mau cheiro e o risco de ser necessário reformar toda a estrutura por falta de manutenção.
QUANDO O SOLUTRAT INICIARÁ NOS MUNICÍPIOS?
A implantação do SoluTrat já iniciou em alguns municípios. Como primeira etapa da implantação, será realizada campanha de comunicação no município, com o objetivo de fornecer informações acerca do programa para a população.