Sistemas de abastecimento de água com problemas devido às chuvas estão sendo gradativamente normalizados (atualizado às 17h)

Publicação:

Sistemas de abastecimento de água com problemas devido às chuvas estão sendo gradativamente normalizados
Sistemas de abastecimento de água com problemas devido às chuvas estão sendo gradativamente normalizados

Depois das fortes chuvas que atingiram o Estado, alguns municípios ainda enfrentam transtornos decorrentes da passagem do ciclone. Apesar de a situação já ter normalizado em várias cidades, ainda há situação de desabastecimento de água em partes de Alvorada e Viamão. Como a água bruta captada em Alvorada está apresentando cor e turbidez inapropriadas, foi necessário reduzir a produção, ficando em nível inferior à capacidade da ETA. Nessas duas cidades, a previsão é que o abastecimento esteja completamente normalizado no fim da noite de hoje.

Em Nova Santa Rita, a correnteza no rio dos Sinos está causando turbidez da água na captação. Em decorrência, foi necessário interromper o abastecimento de água na cidade, mas a operação já foi retomada com vazão reduzida. Por isso, a Companhia solicita que os clientes utilizem a água racionalmente e com moderação até a normalização do abastecimento.

Em Montenegro, o abastecimento está parcialmente atendido, com 70% da água sendo distribuída na cidade, pois a falta de energia que estava afetando a captação da ETA 2 já foi normalizada. No entanto, faltou energia no recalque da ETA 1, que também está alagado e é responsável por 30% da água que abastece o município. Somente depois do retorno da energia a Companhia poderá avaliar a situação. Já a o sistema de São Sebastião do Caí foi retomado hoje às 9h, após ter parado na noite de ontem devido ao alagamento da captação. Esse sistema, que também abastece Capela de Santana, deve estar totalmente normalizado na madrugada de domingo.

Também em função dos temporais, houve alagamento na estação de captação de água junto ao arroio Feitoria, afetando o abastecimento em Dois Irmãos e Morro Reuter. A operação foi retomada de madrugada e os dois sistemas de abastecimento estão em recuperação. A previsão é que a situação em Dois Irmãos esteja normalizada até o início da tarde. Já em Morro Reuter, a normalização deve ocorrer até o fim do dia. Até lá, a Corsan apoiará o abastecimento com caminhões-pipa.

As equipes da Corsan estão mobilizadas, trabalhando para mitigar os efeitos do desabastecimento e retomar a normalidade do serviço. A Companhia está atuando com caminhões-pipa para abastecer locais estratégicos como hospitais e postos de saúde. É importante ter em conta que a recuperação dos sistemas é gradual e pode ocasionar oscilações na pressão da água. Para mais informações, acesse os canais de relacionamento da Corsan pelo app, na Unidade de Atendimento Virtual aqui no site ou pelo telefone 0800.646.6444.