A Corsan deu início nesta semana à entrega do Selo Corsan de Qualidade, que reconhece estabelecimentos parceiros pelo uso responsável da água, pela destinação adequada de esgoto e pelo compromisso com práticas sustentáveis. As primeiras certificações foram entregues em Alegrete, Bento Gonçalves e Rio Grande, marcando o lançamento oficial do projeto.
Na terça-feira, 20, Alegrete foi palco da entrega inaugural. Receberam a distinção o Hospital Santa Casa de Caridade e o Hotel São Jorge, ambos localizados no centro da cidade. Para a Corsan, a iniciativa representa um marco para o saneamento no Estado. “Quem trabalha para o saneamento e faz ele acontecer são os comércios, que fazem a diferença optando pelo consumo de água de fontes seguras. Estamos mostrando quem são nossos clientes, divulgando eles, para que as pessoas saibam aonde elas podem ir, que elas têm segurança e qualidade naquele estabelecimento”, afirmou o diretor executivo da Diretoria Oeste da Corsan, Maximiliano Alves de Moraes.
O presidente da Santa Casa, Roberto Segabinazzi, destacou a relevância da certificação: “Ter o reconhecimento da Corsan, que oferece água tratada atendendo a padrões rigorosos de qualidade, é resultado de um trabalho que respeita as políticas públicas e quer estar em conformidade com as regulações estaduais. Água tratada e esgoto destinado corretamente são deveres com a saúde da população”.
Também na terça-feira, 20, estabelecimentos do município de Rio Grande foram contemplados com a certificação. A Sociedade Amigos do Cassino (SAC) recebeu o selo referente à qualidade da água e à destinação adequada de esgoto. Já a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) foi reconhecida com o selo de qualidade da água.
Já na quinta-feira, 22, o Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, foi o primeiro empreendimento da Serra Gaúcha a receber o selo. A certificação reforça o compromisso com o cumprimento da legislação estadual, que determina o uso de água proveniente de fontes devidamente tratadas e desinfetadas — regulamentadas, seguras e próprias para o consumo humano.
“Bento é uma cidade turística, o Dall’Onder é um hotel de referência, com grande presença na comunidade, com inúmeras pessoas circulando diariamente, e a certificação mostra o compromisso do empreendimento e da Companhia com a saúde das pessoas que aqui transitam”, afirmou a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi.
“Esse selo representa a parceria que a Corsan faz com os estabelecimentos, assegurando que a água que é disponibilizada ao empreendimento passa pelo rigoroso processo de tratamento e inspeção de qualidade, respeitando as legislações ambientais e pertinentes vigentes. Iniciamos esse projeto com o Dall’Onder Grande Hotel e a tendência é que outros empreendimentos, em outros municípios da região, também sejam contemplados”, explicou o diretor executivo da Diretoria Norte da Corsan, Rodrigo Lacerda.
Para o diretor-presidente da rede Dall’Onder, Tarcísio Michelon, a certificação tem impacto direto no turismo. “A água potável e tratada é importantíssima para o desenvolvimento do turismo de Bento Gonçalves e da região. O turismo é uma maneira de mostrar tudo que a gente produz e que sabe fazer, oferecendo aos nossos clientes serviços de qualidade, entre eles a água”, comentou.
A certificação também orienta o consumidor a priorizar locais que garantem a qualidade da água oferecida, promovendo saúde, segurança e respeito ao meio ambiente. A Corsan realiza diariamente mais de 500 coletas de amostras de água, que passam por rigorosos procedimentos técnicos. Em 2024, a Companhia recebeu a certificação internacional ISO 9001, que atesta a qualidade e a segurança do recurso distribuído.
Imagens: Emerson Ribeiro


