Santa Cruz do Sul: Corsan inaugura nova ETA e dobra a capacidade de abastecimento no município

Publicação:

Estrutura da nova estação de tratamento de água da Corsan foi entregue à população.
Estrutura da nova estação de tratamento de água da Corsan foi entregue à população.

Com investimento de R$ 52 milhões e quatro anos de obras, foi inaugurada nesta sexta-feira, 5 de setembro, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Cruz do Sul. Considerada uma das mais modernas do Estado, a estrutura dobra a capacidade de abastecimento do município e beneficia diretamente 138 mil moradores.

Totalmente automatizada e integrada ao Centro de Operações Integradas (COI), a unidade envia dados em tempo real 24 horas por dia e já se encontra em fase de comissionamento, etapa final de testes antes do início pleno da operação.

A diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, reforça a representatividade deste tipo de investimento para a região. “A ETA de Santa Cruz do Sul qualifica o tratamento e garante maior segurança, tanto no dia a dia quanto em situações de maior estresse. Com a ampliação da capacidade de 400 para 800 litros por segundo e um sistema totalmente automatizado, a estação fortalece a segurança operacional e garante mais confiabilidade no fornecimento para os munícipes”, afirma.

Segundo o diretor executivo da diretoria Central da Corsan, Alexandre Barradas, além de dobrar sua capacidade, a unidade passa a contar com tecnologia avançada também no processo de tratamento da água. “Em vez da utilização do cloro gás, é feita a geração de hipoclorito de sódio por meio da eletrólise de sal e água. Essa tecnologia é mais atual e oferece maior eficiência e confiabilidade no tratamento”, explica.

A nova ETA é também uma entrega do plano de melhorias da Corsan para Santa Cruz do Sul, garante o diretor. “Essa entrega representa um grande avanço na segurança operacional e demonstra que a Corsan está preparada para atender o crescimento do município por, pelo menos, mais 40 anos”, completa Barradas.

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, comemorou a instalação da nova infraestrutura que contribui para o crescimento futuro da cidade. “Fico honrado em receber um investimento desse porte e em ver a melhora que tivemos no atendimento da Corsan ao município. Nos últimos tempos não tenho escutado reclamações, e isso acontece porque a água não está faltando, a população está sendo atendida”, finalizou.

A nova estação terá capacidade de manter o abastecimento por até sete horas seguidas apenas com seu volume de reserva, mesmo em situações extremas, como paradas temporárias na captação ou quedas de energia elétrica. Vale destacar que, apesar dos avanços, eventuais desabastecimentos pontuais ainda podem ocorrer por motivos externos, como rompimento de rede, falta de energia elétrica ou manutenções programadas pela Corsan.