Projeto socioambiental De Olho no Óleo ganha edição itinerante e percorrerá 22 cidades do Estado até outubro
Publicação:
O programa implementado pela Corsan para conscientizar a população sobre os impactos do descarte irregular do óleo de cozinha usado, está percorrendo o Rio Grande do Sul a partir desta semana. O projeto itinerante, denominado De Olho no Óleo na Estrada, conta com palestras e oficinas sobre educação ambiental, sustentabilidade, descarte correto de óleo de cozinha e oficinas para ensinar a reutilizar o óleo de cozinha na preparação artesanal de sabão e detergente líquido. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Assunção, no bairro Vista Alegre, em Cachoeirinha, foi o ponto de partida para o projeto que, até outubro, passará por 22 cidades das dez regiões atendidas pela Companhia no Estado.
As atividades são divididas em duas partes, sendo uma delas um workshop para orientar adultos sobre a transformação do óleo nos produtos de limpeza. Os participantes recebem dicas sobre empreendedorismo e marketing e um kit para auxílio na elaboração do sabão e detergente, contendo uma forma de silicone, um funil, embalagens e adesivos para os produtos. Também recebem uma cartilha com o conteúdo do curso e certificado.
Em outro momento, crianças e adolescentes que estudam nas escolas participantes do projeto participam de palestras em que são abordados os temas separação do lixo, reciclagem, tempo de decomposição de objetos descartados (como o plástico, por exemplo) e os danos que o óleo pode causar ao meio ambiente quando é jogado em pias ou vasos sanitários. Um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável.
Para a diretora-presidente da Companhia, Samanta Takimi, mais do que prestar um serviço de qualidade, a empresa está comprometida social e ambientalmente com as comunidades em que atua. "Por meio de iniciativas como o programa De Olho no Óleo, reafirmamos nosso cuidado com o meio ambiente - educando e conscientizando sobre as boas práticas para um futuro mais sustentável -, além de contribuir para a redução das diferenças sociais, estimulando a economia circular e nova fonte de renda com as oficinas que transformam o óleo de cozinha usado em sabão ecológico e detergente", destaca Samanta.
O óleo descartado de maneira inadequada, como em pias de cozinha ou vasos sanitários, causa danos às redes de esgoto e ao meio ambiente. Quando vai para o sistema de esgotamento sanitário pode ocasionar, por exemplo, extravasamento de resíduos para ruas ou residências.
O De olho no Óleo é um dos programas socioambientais implementados pela Corsan com a chegada da Aegea nas regiões atendidas pela empresa no Estado. Em cerca de um ano, foram arrecadados mais de 300 litros de óleo de cozinha e realizadas 50 oficinas, com a participação de mais de mil pessoas ao todo.
Confira a programação completa:
13/08 - Cachoeirinha
20/08 - Santa Maria
22/08 - Santa Cruz do Sul
27/08 - Antônio Prado
29/08 - Gramado
03/09 - São José do Norte
05/09 - Capão do Leão
10/09 - São Francisco de Assis
12/09 - Santiago
24/09 - Itaqui
26/09 - São Borja
01/10 - Nova Hatz
03/10 - Estância Velha
08/10 - Cerro Largo
10/10 - Guarani das Missões
15/10 - Erechim
17/10 - Carazinho
22/10 - Guaíba
23/10 - Sapucaia do Sul
24/10 - Canoas
29/10 - Terra de Areia
31/10 - Imbé