Projeto inovador da Corsan é apresentado em evento nacional
Publicação:
O processo de inovação da Corsan na evolução do saneamento gaúcho, com foco no case de Morro Reuter, foi apresentado pelo diretor Comercial, Inovação e Relacionamento da Companhia, Jean Bordin, na sexta-feira (25), em Nova Petrópolis. Ele palestrou sobre o tema no Smart Cities Park, o maior evento de inovação para prefeituras do Brasil.
Em sua fala, Bordin destacou que a Corsan tem apostado fortemente em inovação, buscando atender o desafio de melhorar os serviços prestados à população. Conforme o diretor, a Companhia é a empresa estatal que mais acelera no Rio Grande do Sul, mantendo parcerias com os principais parques tecnológicos do Estado.
Sobre o case de Morro Reuter, onde a Corsan desenvolve o projeto Smart Water, o diretor explicou que o município foi escolhido pelo seu perfil e localização, e ressaltou a parceria com a Prefeitura local. “A Corsan resolveu aplicar em uma cidade, de forma piloto, todos os principais projetos que vem desenvolvendo em inovação. Trata-se de um grande laboratório vivo”, afirmou.
Bordin informou que a iniciativa engloba investimentos de R$ 4,51 milhões, com mais de 32 entregas já realizadas, e que os três pilares do projeto são saneamento inteligente; modelos, padrões e cenários de aplicação; e escalabilidade e replicação. De acordo com o diretor, o trabalho baseia-se na metodologia das Cidades Inteligentes, da IESE Business School, de Barcelona, a partir de três de seus eixos: os de planejamento urbano, meio ambiente e governança.
Inovação em várias frentes
O diretor Jean Bordin apresentou as principais ações inovadoras que integram o projeto de Morro Reuter. Confira abaixo:
- Tratamento de água automatizado: por meio da ETA 4.0 e Poço 4.0, via sistema integrado com o município de Dois Irmãos. A Companhia prevê estender a tecnologia 4.0, que otimiza o controle e o monitoramento dos parâmetros da água, para todos os municípios atendidos;
- Hidrômetros ultrassônicos: instalados em 100% das ligações, agregam desempenho e redução de custos ao processo de medição;
- Cadastro: 100% das ligações foram recadastradas;
- Georreferenciamento: com cadastros, mapas e views, garante informações mais precisas sobre a localização das redes. Deve ser expandido a 95% de todo o sistema Corsan em 2023;
- IoT (Internet of Thing) – telemetria e faturamento: por meio de conexão, antenas e sistemas, qualifica o monitoramento e o gerenciamento em tempo real de diversos dados, como sobre o consumo de cada imóvel.
- Infraestrutura: investimento em reservação, macromedição de todo o sistema e pesquisa de vazamentos (neste ano, foram identificados 107 vazamentos invisíveis).
- Serviços mais ágeis: distribuição automática de serviços, diminuindo o tempo de resposta ao cliente, e novas ferramentas de trabalho. Em 2022, somente em Morro Reuter, foram realizados cerca de 3,7 mil serviços.
- Atendimento digital: totens de autoatendimento e Unidade de Atendimento Inteligente. Neste ano, dos 9,6 mil atendimentos em Morro Reuter, 83% foram solicitados por meio de canais digitais. “A Corsan é a única empresa do país que tem 100% dos serviços digitais. A experiência da pandemia impulsionou o desenvolvimento de soluções para o relacionamento com o cliente, como a nossa plataforma de videochamada, por exemplo”, disse Bordin.
- Plataforma H2oje: disponibiliza materiais de educação ambiental, contando com a participação de 597 alunos e 78 professores da rede municipal. Projeto premiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
- Tratamento de esgoto: realizado pelo Solutrat, o programa da Corsan de limpeza programada de fossas sépticas.
O diretor também exibiu um vídeo explicativo do projeto, com depoimentos de profissionais envolvidos.
Vitrine para o país
O estande da Corsan no evento apresenta aos visitantes os principais projetos de inovação da empresa, como o Smart Water, o Poço 4.0 e ETA 4.0, o autoatendimento, o programa Univertech e a plataforma H2oje, entre outros.
Reunindo gestores municipais de todo o país, o Smart Cities Park aconteceu de 23 a 25 de novembro, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Realizado pelo Instituto PZ, o evento é uma promoção da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), com patrocínio master da Corsan e apoio da Famurs e da Prefeitura de Nova Petrópolis.