A Corsan patrocinará um projeto de planejamento e capacitação ambiental na Bacia do Sinos. A iniciativa foi lançada na manhã desta quinta-feira (7), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Na ocasião, a Companhia firmou um convênio com o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) e com a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, que ficará responsável pela execução dos trabalhos.
Serão realizadas capacitações pedagógicas para agentes ambientais dos 26 municípios abrangidos pelo consórcio, visando prepará-los para desenvolver a temática ecológica e do saneamento junto a escolas e comunidades. Entre outros objetivos, o projeto buscará fortalecer a participação social, oferecer premiações às melhores iniciativas, qualificar a articulação regional, estimular redes locais de educação ambiental e contribuir para a recuperação e preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.
Durante o ato, o diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, destacou que uma das metas do convênio será levar à população informações sobre temas como a destinação correta do esgoto. “Precisamos explicar aos usuários que a ligação à rede coletora não se resume a uma decisão meramente individual, mas sim é uma ação que beneficia toda a comunidade. Além de impactar positivamente na saúde e no emprego, o saneamento gera melhorias também para o meio ambiente. É esse o foco da parceria que estamos firmando hoje, devido à urgência de recuperação do Sinos, um dos dez rios mais poluídos do país. A Companhia está buscando recursos e alternativas para melhorar essa situação e agilizar a universalização do esgotamento sanitário”.
O prefeito de Esteio e presidente do Consórcio Pró-Sinos, Gilmar Rinaldi, apresentou os detalhes do projeto e frisou a importância da construção de uma consciência ambiental coletiva. “Muitas pessoas consideram caro ligar o seu imóvel à rede de esgoto, mas não levam em conta os benefícios do saneamento básico para a saúde e para o meio ambiente. Se quisermos mudar o cenário de hoje, precisamos começar agora, e é o que estamos fazendo ao assumir um compromisso público de preservação da vida”.
Para o diretor-executivo da Fundação Liberato, Leo Weber, a parceria permitirá um grande avanço na conscientização da comunidade. “A fundação tem uma longa trajetória de formação técnica. Estamos aqui para colaborar e faremos todos os esforços para levar aos nossos jovens um maior conhecimento sobre a temática ambiental”.
O diretor de Operações da Corsan, Eduardo Carvalho, diversos funcionários da Companhia, autoridades de vários municípios da bacia do Sinos e representantes da comunidade também estiveram presentes na atividade.