Porto Alegre, RS – A Corsan, por meio da controladora Aegea, assinou nesta terça-feira (3) com a prefeitura de Gravataí o aditivo contratual que adequa a prestação de serviços de saneamento básico na cidade às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.
Com a formalização do contrato de concessão, o prefeito Luiz Zaffalon garante ao município o aporte de investimentos necessários para o cumprimento da universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário até 2033, obrigação municipal definida por lei. O contrato inclui, além da extensão do prazo da prestação de serviços da Corsan até 2062, metas quantitativas de não intermitência do abastecimento, de redução de perdas e de melhoria dos processos de tratamento. Gravataí tem o desafio de duplicar a cobertura do sistema de esgotamento sanitário disponível, passando de 45% para 90%.
O plano de investimentos no município prevê entrega, já para dezembro de 2023, da implementação de medidas de segurança hídrica, execução de uma nova adutora de água tratada que interligará a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cavalhada até o Centro de Reservação Ciprestes, barramento provisório próximo a captação de Gravataí e desassoreamento do canal do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), contribuindo para reservação e manutenção do nível de água junto à captação e melhorias na estrutura de abastecimento de água no bairro COHAB. Além disso, a Corsan vai desenvolver estudo de viabilidade técnica para a extensão de uma adutora de água bruta já existente em Alvorada até Gravataí, além da ampliação de estação elevatória de água bruta existente em Cachoeirinha.
Segundo o diretor de Relações Institucionais da Aegea no RS, Fabiano Dallazen, “o investimento previsto no município, estimado em R$ 365 milhões até 2033, integra o programa de universalização de serviços da Corsan, que, sob administração do Consórcio Aegea, deve aportar R$ 15 bilhões para qualificação da infraestrutura de abastecimento de água e expansão do sistema de esgotamento sanitário em 317 municípios gaúchos na próxima década”.
Na avaliação do vice-presidente de Operações do Grupo Aegea, Leandro Marin, o contrato estabelece não apenas um vínculo de serviço com o município, mas cria janelas de aproximação com as comunidades para o desenvolvimento de programas sociais e ambientais desenhados de acordo com o perfil e as necessidades de cada cidade, práticas que fazem parte do DNA Aegea.
“Iniciamos nossas operações com o desejo de estender para o RS não só inovação e experiência na operação do saneamento, que auxiliam no cumprimento do contrato – uma obrigação da companhia –, mas também um programa amplo de relacionamento com um olhar social acerca da inclusão de famílias e populações vulneráveis. Por isso, nossa política de parceria junto às comunidades onde atuamos extrapola os investimentos e as entregas relacionadas à nossa atividade fim: realizamos projetos sociais, ambientais e de sustentabilidade que visam nos conectar à população para a qual a operação acontece, com o objetivo de melhorar a vida dessas pessoas”, define Marin.
O QUE DIZ O PREFEITO
Leia declaração do prefeito sobre o impacto da parceria entre o governo municipal e a nova Corsan para o futuro do município:
Prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon (PSDB): “Corsan e Gravataí já têm uma relação de longa data. Com essa nova realidade, de ser privada, esperamos manter essa relação com maiores compromissos com o município e eu acredito que isso vá ocorrer por conta da privatização e por poder priorizar os investimentos. Queremos também que a cidade passe a ter o esgoto coletado e tratado. É isso que representa essa assinatura do contrato de concessão”.
ENTREGAS DA NOVA CORSAN A GRAVATAÍ
No mês de setembro, equipes da Corsan concluíram a ação prevista, no município, pelo plano dos 100 primeiros dias da Companhia sob gestão da Aegea. Foi instalada uma nova rede, de mil metros, desde a esquina da Rua Aurélio Reis com Aldrovando Leão até o reservatório mais próximo. Com a execução dessa ampliação, mais de 17 mil pessoas foram beneficiadas.
Além disso, foi instalado um novo reservatório de 3 milhões de litros no Centro de Reservação Chaleira Preta beneficiando os bairros Moradas do Vale I, II e III. Também foram concluídas as obras na nova adutora de água tratada, interligando a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Cachoeirinha até o Centro de Reservação Vista Alegre, divisa com Gravataí.