Nesta quarta-feira, dia 9, o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, e o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, estiveram reunidos com o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato. No período da manhã, o dirigente da Corsan esteve reunido com o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier. O objetivo foi apresentar o diretor-presidente da empresa Ambiental Metrosul, Ângelo Augusto Mendes, e o diretor executivo, Fábio José Rodrigues Arruda aos chefes dos dois executivos municipais. A Ambiental Metrosul é uma empresa criada pelo Grupo Aegea Saneamento para operar na PPP do esgotamento sanitário da RMPA.
O serviço de esgotamento sanitário da Corsan em nove municípios da Região Metropolitana começará a ser transferido para a Metrosul que, num primeiro momento, vai acompanhar o trabalho executado pela Corsan até novembro próximo. A partir de dezembro deste ano, até a metade de 2021, a operação passará a ser feita pela Metrosul com apoio e supervisão da Corsan. Com isso a Metrosul assumirá integralmente o serviço, sendo responsável pela operação, ampliação e construção da infraestrutura de esgotamento nas cidades da PPP num prazo de 11 anos. Entretanto a relação comercial, assim como o tratamento e a distribuição de água permanecem com a Corsan.
A universalização do tratamento do esgotos sanitários de nove municípios da Região Metropolitana – Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, será possível com a PPP. A parceria beneficia diretamente 1,7 milhão de pessoas e contribui para a qualidade ambiental da região mais populosa do Estado.
Mais informações sobre a PPP podem ser obtidas em www.parceriacorsan.com.br