A visita aconteceu no último sábado (27), com a proposta de mostrar algumas das principais estruturas, processos e atividades acerca da operação de saneamento nas 317 cidades atendidas pela Companhia no Estado. Participaram 39 líderes de bairro e de associações de Erechim e Passo Fundo, marcando a primeira edição do programa Portas Abertas nas dependências da Corsan, na capital gaúcha.
Na Sede Administrativa, primeiro local visitado, o grupo foi recebido por representantes de diversas áreas e pela presidente da Corsan, Samanta Takimi, que falou da proposta do encontro, investimentos e do compromisso social da empresa junto à população . No Centro de Operações Integradas – COI, foi demostrado o monitoramento 24 horas por dia, em tempo real e de forma ininterrupta, dos sistemas de água e esgotamento sanitário nos municípios em que a empresa opera.
“Prestar um serviço é também dialogar, entender as necessidades das pessoas e bairros. Com uma conversa franca, com trocas de ideias e sinergia, queremos passar o nosso propósito que vai além do trato com a água e com o esgoto mas, com o bem-estar da sociedade gaúcha”, destacou a presidente.
O grupo também conheceu estruturas operacionais, como laboratórios de hidrometria e o de qualidade da água, além do funcionamento dos hidrômetros (aparelhos que fazem a medição do consumo de água). Em uma bancada de testes, foram simuladas condições do abastecimento e esclarecidas as dúvidas sobre o equipamento. “Tivemos uma visão bem diferente do processo de captação e tratamento até a água chegar na residência. Uma experiência que vamos multiplicar na nossa comunidade. Foi um encontro grandioso por tanto conhecimento”, definiu a representante da Associação dos Moradores Morada do Sol de Erechim, Jaqueline Barone.
Na qualidade da água, químicos, biólogos e demais profissionais do laboratório, demostraram equipamentos, produtos e protocolos adotados para garantir a potabilidade da água nos municípios, conforme portarias do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.
“É a primeira vez que visito a Corsan em Porto Alegre, estou maravilhada. Eu não sabia como era complexa e grande a estrutura até a água chegar na minha casa. A maneira como nos trataram, as pessoas que conheci hoje, já tenho vontade de voltar. Foi uma experiência marcante”, descreveu a presidente da Associação Pequeno Comerciante e Mercado Popular de Erechim, Cátia Roberta Ramos Fonseca.