Novo poço artesiano e dois reservatórios reforçam abastecimento do Centro e bairro Califórnia, em Nova Santa Rita

Publicação:

Corsan amplia abastecimento de água em Nova Santa Rita. Foto: Vitor Gomes
Corsan amplia abastecimento de água em Nova Santa Rita. Foto: Vitor Gomes

Com investimento aproximado de R$ 505 mil, a Corsan entregou, nesta quinta-feira, 20, um poço artesiano e dois reservatórios que reforçarão o sistema de abastecimento no Centro e no bairro Califórnia, em Nova Santa Rita. Instalados na divisa entre o Centro e o bairro, o poço tem capacidade de produzir 15 mil litros de água por hora, e os reservatórios podem armazenar 70 mil litros de água tratada cada um.

Eles vão atender com mais agilidade a região central e o bairro Califórnia, mas também servirão como alternativa emergencial para o abastecimento de toda a cidade em períodos de maior consumo de água e queda de volume nos reservatórios.

O gestor de relações institucionais da Regional Sinos da Corsan, Márcio Galarça, explica que, diante das altas temperaturas das últimas semanas e do elevado consumo de água, a Companhia fez uma força-tarefa para concluir a instalação do poço o mais breve possível. “Nos últimos, dias direcionando diversas equipes para o local e conseguimos colocar em funcionamento o poço e os dois reservatórios antes do prazo estabelecido. Mas estamos, principalmente, trazendo mais água potável para os moradores de Nova Santa Rita.”

Galarça adianta que a Corsan e a prefeita já estão em tratativas para a abertura de mais um poço artesiano, em outro bairro da cidade. “Nova Santa Rita está em expansão, com diversos loteamentos e grandes indústrias já instaladas e outras chegando. Fornecer água de qualidade para todos é um desafio que, juntos, estamos fazendo acontecer”, afirma. O gestor destaca ainda que a obra faz parte dos investimentos que a Corsan – controlada pelo grupo Aegea desde julho de 2023 – está fazendo em todo o Rio Grande do Sul, com a finalidade de ampliar e qualificar os serviços prestados.

Universalização do saneamento

Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.

Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.