A Corsan segue com o rodízio de cidades atendidas pelo mutirão de cadastramento e adesão à tarifa social de água por famílias de baixa renda dos municípios severamente atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari. A partir da próxima segunda-feira, 9, a ação inicia em Lajeado, com atendimento na Unidade de Saneamento da Corsan. No local, a equipe da Companhia atenderá moradores da cidade com registro no CadÚnico, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
A mobilização já passou por Roca Sales e Estrela, onde segue durante a próxima semana (exceto feriado). As três cidades estão incluídas no plano anunciado pelo governo do Estado, Corsan, Ministério Público e Defensoria Pública estaduais para amparar famílias na região mais impactada pelas cheias. Postos de atendimento serão montados também em Bom Retiro do Sul, Encantado, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, em endereços e horários a serem divulgados nos próximos dias
A tarifa social é um benefício previsto na legislação federal e estadual, disponível para famílias que se enquadram no regramento do CadÚnico do Governo Federal, que contempla uma série de programas de assistência à população socialmente vulnerável. Nos municípios citados, quem estiver cadastrado na tarifa social, tem direito a 60% de desconto no serviço básico de água e esgoto e de 60% no valor do metro cúbico nos primeiros 10 metros cúbicos de consumo.
Documentação necessária
A inscrição na tarifa social só pode ser realizada pelo titular da fatura de água, com apresentação de documento de identificação com foto, comprovante de endereço e comprovante atualizado de cadastro no CadÚnico do governo federal. O protocolo de inscrição no programa CadÚnico já habilita titulares da fatura a realizarem, junto ao mutirão da Corsan, a formalização do ingresso na tarifa social. Já o simples cadastro na lista de famílias atingidas pelas enchentes, feito individualmente pelas prefeituras para o recebimento de alimentos e donativos, não serve como comprovante para ingressar no programa de tarifa reduzida.
Famílias já cadastradas no programa do governo federal desde o período anterior às enchentes e já inscritas na tarifa social junto à Corsan, não precisarão ir aos pontos de atendimento do mutirão para validar dados.
Caso necessário, o usuário pode sanar dúvidas por meio de um dos canais de relacionamento da Companhia: App Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo telefone 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
SERVIÇO
Mutirão da Corsan para cadastramento e adesão à Tarifa Social
Onde: Lajeado
Quando: 09 a 13/09 (exceto feriado)
Local: Unidade de Saneamento – Avenida ACVAT, 217
Horário: 9h às 12h e 13h às 16h