Como parte das iniciativas relacionadas ao seu aniversário de 56 anos, a ser celebrado no próximo dia 28, a Corsan promoveu dois eventos com o professor e escritor gaúcho Leandro Karnal nesta sexta-feira (25). Karnal realizou uma palestra para os funcionários da empresa, acerca do impacto das mudanças e da importância de olhar para o futuro, e uma sessão de autógrafos do livro “Dandara Descobre”, escrito pelo autor por meio de parceria com a Companhia. A obra conta com ilustrações de filhos de funcionários da Corsan. As atividades ocorreram no espaço CEIA – Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte, em Porto Alegre.
Os pequenos ilustradores, selecionados por meio de concurso cultural, também participaram da sessão de autógrafos. Como parte de uma campanha expressa pelo conceito “Compromisso com o que é certo”, no âmbito do programa de integridade Corsan Íntegra, a ação propôs que as crianças participassem ajudando a ilustrar a publicação. Endereçando o tema da ética para o público infantil, o livro reafirma o compromisso da Companhia com esse tema, por meio de um conteúdo que aborda o assunto com quem está no estágio inicial do desenvolvimento de sua personalidade. A ideia parte da crença de que a ética deve estar presente no dia a dia das pessoas desde cedo e, com isso, visa incentivar os pequenos a pensarem sobre o tema de uma forma divertida.
Na abertura, foi exibido vídeo do governador Eduardo Leite saudando o aniversário da Companhia: “quero parabenizar a todos pelos 56 anos da Corsan. Saneamento básico é fundamental para garantir saúde e qualidade de vida. Por isso, queremos uma Corsan fortalecida, que promova desenvolvimento social e econômico, emprego e renda. O Rio Grande do Sul está abaixo do esperado em saneamento, e isso não pode ser admitido. Ainda temos muito a evoluir, por isso planejamos investimentos junto à iniciativa privada”.
O diretor-presidente da Companhia, Roberto Barbuti, destacou que o aniversário da empresa é uma oportunidade para se refletir sobre a gestão da mudança: “costumo dizer que a única constância da vida é a mudança permanente, e na área do saneamento as transformações estão vindo de forma avassaladora. Precisamos executar o que deve ser feito, com a convicção de que loucura é imaginar resultados diferentes fazendo as mesmas coisas”.
Sobre o livro “Dandara Descobre”, o dirigente salientou a relação do projeto com os valores da Corsan: “no fim de 2020, lançamos o programa Corsan Íntegra por alguns motivos, entre eles o de que a governança e a integridade são pilares da empresa e norteiam o momento de grande transformação pela qual estamos passando. Naquele contexto, o professor Karnal foi convidado para fazer uma palestra no lançamento do programa. Começamos então a refletir sobre como fazer com que os temas da integridade e da ética sejam mais compreendidos e incorporados à vida das pessoas. Sabe-se que você forma os seus valores ao longo da vida, então quanto mais cedo você tiver informações e orientações sobre isso, tanto melhor.”. Nesse sentido, Barbuti afirmou: “Também sou pai e sei que, muitas vezes, ao ser questionado pelo seu filho ou pela sua filha, você fica desconfortável em falar sobre um determinado tema, o que é ótimo, porque gera reflexão. O questionamento das crianças se reflete nos pais e vai se irradiando para a sociedade”.
Para o diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Douglas Casagrande, a iniciativa simboliza a disposição da Corsan em demonstrar que o valor da integridade é inegociável para a Companhia: “para isso, nada melhor do que uma parceria com o professor Karnal, uma referência nacional no tema da ética, e envolvendo crianças, que são o presente e o futuro do Estado e do país. É fundamental que esses valores estejam arraigados desde cedo nas nossas gerações. A Corsan tem desafios enormes, e nesse processo a integridade é importantíssima. Quando estamos íntegros, estamos inteiros, e assim ficamos preparados para enfrentar qualquer desafio”.
Gestão da mudança
Em sua palestra, Leandro Karnal discorreu sobre a importância de gerir as mudanças e de se adaptar a elas: “ao longo da história, atravessamos diversas mudanças. Elas são inevitáveis e compõem a nossa história. Somos descendentes da tentativa permanente de erro e acerto”. O professor apontou os caminhos possíveis frente à inconstância: “diante da mudança, a tendência humana é tentar detê-la. No entanto, a sobrevivência de uma pessoa ou de uma empresa está ligada a sua capacidade de se adaptar. Já que não posso deter a mudança, um caminho seria negá-la, o que piora a situação, ou então realizar uma série de medidas estratégicas para acompanhá-la e me antecipar a ela”.
Sobre a obra recém lançada, o escritor comentou: “esse é o meu livro mais recente, o que tem mais coautores e um dos que mais me orgulho de ter feito. Aos 59 anos, eu nunca tinha produzido um livro infantil. E a vida é assim, feita de novidades. Enquanto eu, a Corsan e todos nós continuarmos buscando novas áreas de atuação, novos paradigmas e conhecimentos, continuaremos vivos”. Karnal salientou que o exercício da mudança exige discernimento e learnabilty, que é a capacidade de aprender e de se atualizar: “as zonas de conforto nos tranquilizam e, por isso, nos tornam obsoletos. Quando estamos muito à vontade, perdemos o desejo de apostar. Erros inéditos são bem-vindos, erros repetidos são estupidez. A realidade atual se impõe e nos mostra que o índice de saneamento no Estado e no país é muito baixo, por isso a Corsan está em transformação para dar uma resposta a essa necessidade da população. A transformação provoca insegurança, e nesse contexto precisamos ser relevantes dentro da mudança e descobrir como podemos nos reinventar”.
Ao lembrar os ensinamentos da filosofia grega, Karnal salientou que “Aristóteles escreveu um livro com o nome de seu filho, intitulado ‘Ética a Nicômaco’, pois sabia que a ética não pode ser ensinada, mas deve ser legada. Esse é o esforço que a Corsan está fazendo, para legar um livro à próxima geração, numa ação inédita para todos nós”.
O professor respondeu perguntas do público presente, que contou com diretores e superintendentes da Corsan, além de convidados especiais. A palestra foi transmitida ao vivo, por vídeo, para todos os funcionários da Companhia.