Inovar para Transformar: Corsan incentiva debate sobre evolução e inovação

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Diretor Jean Bordin falou sobre como a Corsan investe na inovação
Diretor Jean Bordin falou sobre como a Corsan investe na inovação

A evolução foi o tema principal do evento Inovar para Transformar, realizado nesta quinta-feira (9), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Desenvolvido pela BS Project com o patrocínio da Corsan, o encontro reuniu renomados painelistas que apresentaram suas visões sobre inovação, tecnologia e comportamento. Confira a seguir como foi a participação dos representantes da Companhia no evento.

No painel “O uso da tecnologia para melhorar a vida das pessoas”, o engenheiro elétrico Jeferson Scheibler, assessor da DCIR, apresentou o projeto Smart Water, que a Corsan vem desenvolvendo em modo piloto em Morro Reuter. “O município de Morro Reuter está sendo transformado em uma cidade inteligente na parte do abastecimento, com suas ligações de água já totalmente automatizadas. Com isso, a Companhia faz uma curva do consumo do cliente de hora em hora. A esses dados aplicamos todo o nosso conhecimento em saneamento e nos tornamos mais assertivos.” Além de garantir abastecimento contínuo, a empresa também ganha na eficiência do serviço, pois hoje, por conhecer o perfil do cliente, tem condições de descobrir um vazamento rapidamente. “É uma quebra de paradigma, já que o próprio sistema gera a ordem de serviço para o conserto a ser realizado. Nosso foco é levar qualidade, conforto e eficiência no serviço prestado, e com sustentabilidade, por reduzir muito a perda de água”, explica. Também está sendo implantado o tratamento e a distribuição de água de forma automatizada, e na parte de educação ambiental infantil, a Companhia levou à cidade o programa H2OJE. “A cidade é hoje o nosso laboratório vivo, onde a Corsan testa a tecnologia que poderá ser replicada em outras cidades do Estado”, explica.

O superintendente de Relacionamento com o Cliente, Marcos Jung, participou do painel “Cidades Resilientes”. Jung falou sobre como a Corsan evoluiu de uma época em que as estruturas eram o principal desafio da empresa para um momento em que o centro de seus processos é o usuário dos serviços da Companhia, e uma das principais ferramentas para isso é o sistema de relacionamento com o cliente. “Nos últimos três anos, a Corsan aumentou muito o número de canais de atendimento. Modelamos o site com o maior consultor que existe, que é o usuário”, diz. De acordo com o superintendente, esse processo gerou um sentimento de pertencimento, em que os pedidos de novos canais foram atendidos. Para o futuro, Jung adianta que ainda há outras tecnologias para implementar, como o acompanhamento pelo cliente, em tempo real, do serviço solicitado. “Se formos pensar no futuro, é importante não tratar a água como um produto meramente econômico. Mais do que nunca, o sucesso da empresa não é somente por meio do crescimento financeiro ou operacional, mas também pela satisfação dos seus usuários. Todos os projetos em que trabalhamos hoje é para incrementar a satisfação dos usuários com nossos serviços”, afirma.

No primeiro painel da tarde, “Futuros Regenerativos”, o diretor Jean Bordin disse que, por precisar de resultados muito rápidos, a lógica dentro da Companhia foi invertida em termos de inovação. “Temos um quadro técnico qualificadíssimo, mas os resultados estavam um pouco dispersos. Nós aglutinamos esses resultados e começamos a desenvolver a pesquisa aplicada em resultados. Hoje é o que a gente respira dentro da Companhia, e o que tem levado a empresa a outro patamar, com resultados em premiações e conferências fora do país. Há algumas semanas, a Corsan estava nos Estados Unidos apresentando um case de inovação que foi desenvolvido junto com uma startup gaúcha. Era o único projeto da América Latina na conferência.” Segundo ele, desde 2016, são mais de R$ 34 milhões investidos em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). O diretor destacou que a inovação na Corsan está pautada pelo compromisso social, pela ousadia para inovar e pela maturidade para aprender. Na conclusão do painel, Bordin fez um chamamento para a participação das pessoas na comunidade, que segundo ele é o grande diferencial. “É a partir disso que a gente pode partir para uma sociedade com outro entendimento, que possa construir o futuro para as próximas gerações”, destacou.

Parcerias e impacto social
Em sua participação no painel “Potencialidade e novas tecnologias para transformar negócios”, o gestor do Departamento de Inovação Tecnológica, Jonas Kneip, destacou que a inovação tem sido um importante desafio na Corsan, visando conferir mais agilidade e eficiência às entregas. “Fazemos inovação aberta, por meio de parcerias com empresas, startups e universidades. Os projetos são executados de forma colaborativa, buscando soluções e agregando valor”, salientou, informando que, por meio dessas parcerias, a Companhia está qualificando sua atuação em tratamento de água e de esgoto, eficiência energética e outras frentes.

O diretor Jean Bordin integrou um segundo painel, intitulado “Como a economia criativa pode gerar mudanças reais”. O dirigente sublinhou que a Corsan compreendeu a necessidade de mudanças profundas ao entender que os clientes aumentaram o seu nível de exigência em relação à prestação de serviços. “Temos a enorme responsabilidade de atender dois terços da população gaúcha. A Companhia instituiu uma diretoria focada em inovação, por entender a importância de ser protagonista”, afirmou. Bordin frisou que inovar significa, para a Corsan, ir além do “core business” e contribuir para o desenvolvimento regional, o que é promovido com o apoio a eventos como o Inovar para Transformar e por meio do programa UniverTech, acerca do qual foi apresentado um vídeo institucional. O diretor citou o exemplo do programa Água, Vida e Cidadania, que já beneficiou 10 mil famílias ao regularizar o abastecimento de água para ocupações consolidadas, “gerando dignidade, cidadania e diversos impactos positivos na vida das pessoas”. Pontuou ainda o desafio de segmentar o relacionamento com o público, sempre na perspectiva de qualificar a prestação de serviços.