O diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, realizou uma palestra no South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo. Com o título “Os desafios do saneamento no Brasil”, a fala aconteceu nesta quinta-feira (5), segundo dia do evento, que acontece no Cais Mauá, em Porto Alegre.
O dirigente iniciou a palestra dizendo que o saneamento tem forte relação com dois temas centrais do South Summit: a inovação – embora, afirmou, o setor seja frequentemente visto como pouco afeito a inovações, devido a sua condição de serviço básico – e a sustentabilidade. “Estamos em frente ao Lago Guaíba, um curso d’água que recebe contribuição de mananciais altamente poluídos. Há um contraste entre a visão de futuro que estamos debatendo aqui e a realidade logo ali, que é uma realidade comum ao Estado e ao país. O setor de saneamento ficou para trás em comparação com outras áreas da infraestrutura”, destacou, classificando como “totalmente inaceitáveis” os índices da Corsan em coleta e tratamento de esgoto (17%) e perdas de água (43%).
Para Barbuti, os desafios exigem mudanças de pensamento e de atitude. “Não podemos fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. Está muito claro que os resultados do nosso setor são ruins, por isso é necessário pensar em novas estruturas societárias e de financiamento, aperfeiçoamento regulatório e revisão de processos de expansão, operação e comerciais, buscando melhorar a experiência do consumidor final”, salientou.
Conforme o diretor-presidente, “a inovação é fator de sobrevivência no saneamento”. Nesse sentido, pontuou, a Companhia realizou um reposicionamento de sua imagem, assentado nos conceitos “Evoluir nos define” e “Agora, soluções ambientais”, reforçando a inserção da empresa num contexto mais amplo de entregas. “Precisamos inovar para fazer frente ao volume de investimentos necessários, na ordem de R$ 13 bilhões até 2033, ou seja, mais de R$ 1 bilhão por ano, o que representa três vezes o histórico recente da Corsan. Isso não é viável sem uma transformação, que consiga trazer mais eficiência sem onerar desproporcionalmente o cliente”, ressaltou.
Como exemplos de iniciativas inovadoras da Companhia, o gestor citou ações desenvolvidas no âmbito da Diretoria Comercial, Inovação e Relacionamento (DCIR), tais como: o programa UniverTech Corsan, o qual estabelece alianças estratégicas com universidades para promover novas práticas que gerem melhorias no dia a dia da empresa; a ETA 4.0 e o Poço 4.0, que agregam mais eficiência e confiabilidade, redução de custos e benefícios ambientais, com menor utilização de produtos químicos no tratamento de água; os medidores inteligentes, por meio dos quais se tem uma medição mais eficiente, bem como novos indicadores sobre o consumo; e avanços nas modalidades de relacionamento com o cliente, como a implementação do atendimento por Whatsapp e por videochamada.
De acordo com o presidente, alinhar-se à mentalidade da inovação abre oportunidades para a Corsan potencializar sua relação com o público, que “mudou seu patamar de exigência e, por isso, quer que até mesmo uma prestadora de serviços considerados básicos entregue melhorias substancias em seu atendimento”. Barbuti defendeu ainda a importância da inovação a serviço dos cuidados ambientais, em aspectos como a preservação de recursos hídricos, a eficiência dos processos de tratamento de água e esgoto e a segurança hídrica, considerando o uso de tecnologias para se antecipar às alterações climáticas cada vez mais intensas. “A Corsan está extremamente focada em inovar e vem se colocando como um elemento motriz dessa necessária transformação, pois não existe outro caminho que não o da inovação”, finalizou.
Programação
O estande da Corsan no South Summit oferece ao público uma experiência de realidade virtual (VR, na sigla em inglês), na qual é possível, por meio de óculos especiais, assistir a um vídeo em 3D sobre o processo de captação, tratamento e distribuição de água. No espaço da Companhia, os visitantes são recebidos pela equipe técnica da DCIR e podem ver vídeos sobre os principais projetos de inovação da empresa. Entre eles, a ETA 4.0 e o Poço 4.0, o software Água Conectada, o georreferenciamento, a geração de energia (projeto MCH), o atendimento omnichannel (Sociedade 5.0) e o carro elétrico. O local também conta com um totem de autoatendimento da Corsan.
Nesta sexta-feira, a Companhia participa de outras duas atividades:
– “Tecnologia e ESG”: com o diretor-presidente, Roberto Barbuti, no The Next Big Thing, às 11h30min.
– “Água, Saneamento e Higiene”: com o diretor Comercial, Inovação e Relacionamento, Jean Bordin, no Demo Stage, às 12h.