Equipes da Corsan trabalham diuturnamente para recuperar as estruturas alagadas e normalizar o abastecimento nessas cidades
A força-tarefa está concentrada, neste domingo (19), na execução das ações do Plano de Contingência nas estações Rio Branco, em Canoas e Esteio, que também abastece a cidade de Sapucaia do Sul. De acordo com o Centro de Operações Integradas da Corsan, houve aumento considerável no número de imóveis abastecidos nos três municípios, restando 29 mil sem água em Esteio e Sapucaia do Sul, e outros 39 mil em Canoas. No pico da cheia, há duas semanas, a companhia chegou a registrar 906 mil imóveis desabastecidos nas cidades que atende em todo o Estado.
Além do trabalho intensivo nas estações da captação e tratamento de água, equipes da Companhia, atendendo ao pedido da prefeitura de Canoas, estão atuando na drenagem dos bairros Niterói e Rio Branco. Técnicos da empresa instalaram e operam, 24 horas por dia, oito bombas de alta sucção que retiram água de um lado da represa e despejam no outro. A empresa também instalou gerador de alta potência para manter as máquinas cedidas pela Corsan, e as operadas por outras empresas parceiras, funcionando em tempo integral.
ESTEIO/SAPUCAIA
Com a retomada da operação da Estação de Tratamento Esteio ainda na madrugada do sábado, a água está chegando gradualmente às torneiras de 91% da população do município. Atendidos pelo mesmo sistema da ETA Esteio, parte dos bairros de Sapucaia do Sul, desde o sábado, também já receberam água. Nas últimas 24 horas, 38 mil imóveis tiveram fornecimento restabelecido.
Em paralelo, a empresa não para com os trabalhos para garantir a recuperação total da ETA, que ainda está inundada, executando a drenagem da estrutura, instalando novas ligações de energia, substituindo bombas do sistema de tratamento, recuperando componentes e realizando outras manutenções ainda necessárias para que a estação continue em operação.
Além da água que está sendo tratada na ETA Esteio, o abastecimento nessas cidades é ampliado com o auxílio das 5 estações móveis de tratamento, poços perfurados pela empresa, reservatórios temporários e caminhões-pipa.
CANOAS
Outra frente importante de trabalho da Companhia dedica-se à retomada da operação da Estação de Tratamento Rio Branco, em Canoas. Dos 67 sistemas de captação e tratamento de água da Corsan afetados pelas cheias, este é o único que ainda não foi completamente retomado.
Neste domingo, as equipes puderam contar com o auxílio de uma escavadeira anfíbia para transportar as novas bombas para dentro da estação, permitindo o avanço dos trabalhos no local.
A estação da Base Aérea, que foi reativada, começou a operar esta madrugada já com metade da sua capacidade, contribuindo para que a água tratada chegue a uma parcela maior da população de Canoas.