Esclarecimento

Publicação:

A Corsan tomou ciência da existência de resultado positivo em amostra de lodo decantado de reservatório de água (particular) de residência, buscando, imediatamente, informações e detalhes junto ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

 

Neste sentido, fomos informados de que amostras foram coletadas em diversos reservatórios de residências da cidade de Santa Maria, quer com casos de toxoplasmose confirmados quer nas proximidades destes. Todos os resultados foram negativos para a presença do Toxoplasma gondii, exceto em um endereço, no qual, além do toxoplasma foram identificados outros contaminantes biológicos/protozoários (decorrentes de fezes de animais), o que corrobora as condições inadequadas de manutenção e limpeza desse reservatório, quando do momento da amostragem.

 

Assim sendo, a Corsan reitera sua qualidade de tratamento de água e serviços de distribuição até as residências, orientando que sejam tomados todos os cuidados relativos à limpeza anual e conservação dos reservatórios internos de propriedades particulares, cuja ausência ficaram evidentes neste caso.

 

Também a Corsan continua com sua postura de auxílio nos estudos e avaliações, prestando esclarecimentos e participando das ações que visam a elucidação deste caso de Santa Maria.