Em assembleia da Famurs, diretor-presidente fala sobre avanços e objetivos da Corsan
Publicação:
A Corsan está participando da Assembleia de Verão da Famurs, em Torres. Na cerimônia de abertura, nesta manhã, o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, informou em sua fala que a Companhia conta com um espaço institucional no evento, onde a equipe da empresa está conversando com prefeitos e outras autoridades para prestar informações e tirar dúvidas.
Também na abertura oficial, o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, falou sobre o atual momento da Companhia e do saneamento brasileiro: “na semana passada, completou um ano a entrada em vigor do novo marco legal do saneamento básico, que recebeu apoio maciço da sociedade e do Congresso Nacional. O Rio Grande do Sul e o Brasil ficaram para trás na temática do saneamento, e a sociedade entendeu que cabia uma mudança para transformar esse cenário”.
O executivo salientou as ações planejadas pela empresa para atingir a universalização dos serviços: “temos um programa de investimentos na ordem de R$ 13 bilhões, o maior programa de investimentos de qualquer empresa gaúcha, pulverizado entre os 317 municípios atendidos. Ao longo do tempo, a Corsan infelizmente acumulou um déficit de entregas muito grande, e o tempo é curto, por isso a necessidade de mudanças substanciais”. Conforme Barbuti, tais mudanças estão vindo por meio da oferta pública de ações e da privatização da Companhia, programada para julho próximo.
O tema do abastecimento de água foi enfatizado pelo dirigente: “as estiagens longas e recorrentes que atingem o Estado são uma grande preocupação de todos nós. A Corsan, pela primeira vez em sua história, terá um plano de segurança hídrica, cuja primeira etapa já foi concluída. Isso é fundamental para estarmos atentos às nascentes e fontes de captação e também para reduzirmos perdas. Lembrando que 43% de toda a água tratada pela Companhia é perdida”. O diretor-presidente afirmou que, para combater e reduzir as perdas de água, a Corsan firmou parceria com o Grupo Banco Mundial, por meio da International Finance Corporation (IFC).
Por fim, Barbuti destacou a importância da regularização dos contratos vigentes com os municípios, a fim de adaptá-los às exigências da nova legislação federal: “o novo marco do saneamento foi votado pelo Congresso e teve sua constitucionalidade validada pelo Supremo Tribunal Federal, reafirmando o sentimento da sociedade por mudanças. Cabe a nós cumprirmos a lei, para mudar a realidade do saneamento e da segurança hídrica no Rio Grande do Sul. Essa é a missão da Corsan”.
Participaram do evento diversas autoridades estaduais e nacionais, entre as quais o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. A Assembleia de Verão da Famurs é realizada entre hoje (24) e amanhã (25), na Associação dos Amigos da Praia de Torres.