O diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, esteve na região Planalto nesta sexta-feira (4). Durante a manhã, em Passo Fundo, o dirigente participou do 8º “A Surpla nas Unidades”, um encontro com funcionários da Companhia. Ao longo do ano, a Superintendência Regional Planalto (Surpla) tem promovido reuniões com servidores em diversos municípios, buscando o alinhamento das ações e discutindo soluções para as demandas locais.
Na oportunidade, Presser destacou as medidas que estão em andamento para adaptar a empresa à conjuntura atual do setor de saneamento. Conforme o dirigente, a relação da Companhia com os municípios se transformou ao longo dos anos: “no passado, era a Corsan quem ditava as regras do negócio, mas essa situação mudou, o que nos coloca diante de uma série de desafios. Atualmente precisamos cumprir as metas dos Planos Municipais de Saneamento Básico, temos de prestar serviços com eficiência e equidade e somos cobrados e fiscalizados por diversos entes, como as prefeituras e as agências reguladoras”.
O presidente assinalou que, para enfrentar o novo cenário, a Companhia revisou o seu planejamento estratégico: “é preciso que estejamos prontos para abandonar práticas de trabalho inadequadas ou desatualizadas. O nosso plano de ação baseia-se em um tripé formado por estratégia, definição de processos e gestão de pessoas. Devemos buscar melhorias contínuas, e para isso é fundamental que os funcionários estejam motivados e comprometidos”. Ainda pela manhã, o dirigente também reuniu-se com os chefes das Unidades de Saneamento da região, na sede da superintendência, para tratar de demandas específicas de cada localidade.
Encontros em Marau e Soledade
À tarde, Presser dirigiu-se a Marau, onde se reuniu com o prefeito, Josué Longo. O chefe do Executivo relatou a ocorrência significativa de buracos oriundos de serviços da Corsan nas vias do município, ocasionando problemas à comunidade. Os gestores então definiram que será firmado um convênio entre Companhia e Prefeitura para agilizar e qualificar os serviços de repavimentação.
A agenda do diretor-presidente se encerrou em Soledade, em uma reunião com o prefeito, Paulo Ricardo Cattaneo. No encontro, ficou acertado que, até o mês de fevereiro, a Corsan substituirá cerca de 2 km de uma rede de água que passa pela avenida Farrapos, que será repavimentada pela Prefeitura. O dirigente da Companhia informou ainda que está em fase final a construção de reservatório semienterrado de 1 mil m³, localizado junto à Estação de Tratamento de Água, e que, no próximo ano, serão iniciadas as obras de substituição da adutora de água bruta e de implantação do sistema de esgotamento sanitário na cidade.