As equipes da Corsan foram campeãs em duas das quatro provas do Campeonato de Operadores, disputado no 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Natal/RN. Realizada na segunda (17) e na terça-feira (18), a competição foi disputada por funcionários de empresas estaduais de saneamento. Os resultados positivos reafirmam a qualidade técnica do corpo funcional da Corsan. Além do diretor-presidente, Roberto Barbuti, os diretores de Operações, Eduardo Carvalho, Administrativo, Alberto Paganella, e de Expansão, Julio Hofer, acompanharam a realização das provas.
José Francisco Vogt, de Estância Velha, venceu a prova de Montagem de padrão e ramal de ligação de água, completando a tarefa em 4 minutos e 6 segundos. A tarefa proposta tinha como objetivo avaliar o desempenho do operador para a montagem do padrão e do ramal. Deivid Luis Petry e Jonathan Tafarel de Souza, de Montenegro, ganharam a prova de Eletromecânica, que visava testar a aptidão, capacidade e conhecimento de manutenção de um grupo de bombeamento.
Jônatas Rafael da Silva, de Gravataí, obteve o 3º lugar na categoria Instalação e ajuste de Válvula Redutora de Pressão – VRP, tendo ficado apenas oito segundos atrás do primeiro colocado. A prova buscou avaliar a destreza, perícia e precisão dos operadores em atividades de manutenção e operação de VRP. Fábio Irineu Hoffmann, de Viamão, conquistou o 3º lugar na modalidade Serviços operacionais em cavalete múltiplo, numa prova que avaliou a execução de tamponamento com retirada de hidrômetro, uma padronização de ligação e uma substituição de hidrômetro.
Disputando com companhias de outros estados, a Corsan concorreu em todas as provas do campeonato, que acontece sempre dentro do Congresso, o qual é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). A competição busca fomentar o aprimoramento técnico e a melhoria do desempenho operacional, bem como proporcionar a inclusão e a participação dos operadores de nível técnico no evento. O campeonato é organizado por uma equipe técnica coordenada por Rogério Milhorato, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Confira depoimentos dos competidores da Corsan
José Francisco Vogt: “É um prazer muito grande e uma responsabilidade estar representando a Companhia, tenho muito orgulho disso. A vitória não é só o troféu de primeiro lugar, mas sim poder compartilhar experiências e amizades com os colegas da Corsan e de outras companhias. Isso é importantíssimo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários da Corsan. A empresa está de parabéns por incentivar esse tipo de evento”.
Deivid Luis Petry: “É um orgulho trabalhar na Corsan, uma empresa participativa. Antes de participarmos do congresso, tivemos uma competição lá no Rio Grande do Sul, entre toda a Companhia, e nunca existiu um espírito competitivo. Todo colega torce para o outro colega. Isso é muito importante, dá para ver que a Companhia é muito unida. Aqui o evento está sendo sensacional e muito bem organizado”.
Jonathan Tafarel de Souza: “É um orgulho estar aqui. Eu e meu colega somos novos na Corsan. Surgiu essa oportunidade de participar do campeonato, fizemos a prova, sempre bem unidos, pois já trabalhos juntos. A empresa valoriza bastante os funcionários, dando essas oportunidades. A gente, que vem da iniciativa privada, sabe que ter essa oportunidade numa empresa privada é muito mais difícil. Estou muito feliz por representar a Companhia e o Estado”.
Jônatas Rafael da Silva: “É uma grande gratificação estar aqui. Participei do evento de base, quando foi feita a seleção interna entre os colegas, foi difícil, passei e estamos aqui hoje. Para mim, foi maravilhoso porque, entre tantas pessoas, consegui ficar a oito segundos do campeão. Eu me sinto de alma lavada. Consegui dar o meu melhor”.
Fábio Irineu Hoffmann: “Para mim é uma grande alegria poder estar aqui, num evento nacional, representando a Corsan, uma empresa que faz de tudo por nós. Fico muito feliz por receber da empresa essa oportunidade, que é um grande aprendizado, com muita troca de experiências. Agradeço à Companhia por tudo o que ela tem feito por mim, na minha vida, adquiri muitas coisas graças à empresa. Estar aqui e representar a empresa é dizer um muito obrigado à Corsan”.