A Corsan e o Exército, estão trabalhando para restabelecer ainda hoje, 28, o abastecimento de água de Cachoeira do Sul, na região Central. O sistema de bombeamento junto ao Rio Jacuí, encontra-se paralisado desde a manhã de domingo, 27, pela falta de energia elétrica.
A AES Sul informou que não poderá normalizar o fornecimento de energia elétrica em função do grande volume de água por conta das chuvas, tendo em vista os riscos para os profissionais daquela empresa.
Diante desse quadro, a Corsan obteve a parceria do Exército, que está auxiliando a companhia na instalação de um gerador de energia no local, possibilitando a normalização do abastecimento. Os trabalhos foram concluídos à tarde e o sistema começou a normalizar, prevendo-se que parte significativa da cidade já esteja abastecida durante a noite.
O gerador tem autonomia de combustível de seis horas. O exército também disponibilizou barcos e materiais para fazer a recarga de combustível até que a AES Sul normalize o fornecimento de energia elétrica.