Corsan presta contas do ano de 2022 na Agergs

Publicação:

Encontro aconteceu na sede da Agência, em Porto Alegre
Encontro aconteceu na sede da Agência, em Porto Alegre

A diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, realizou uma prestação de contas das principais ações e resultados de 2022 da Companhia, nesta quarta-feira (12). A apresentação aconteceu no XVI Encontro de Gestão Associada do Saneamento, promovido pela Agergs, na sede da Agência, em Porto Alegre.

A dirigente destacou a importância e a necessidade do encontro como instrumento de transparência. Ao salientar o papel social da agência reguladora, afirmou que “o olhar imparcial da regulação é efetivamente o que faz a diferença na prestação dos serviços, diferenciando um serviço regulado de um não regulado”. Takimi abordou ainda o contexto atual da Corsan. Recentemente assumida por uma nova controladora, a Aegea, a Companhia trabalha para cumprir as metas do Novo Marco do Saneamento.

Conforme a gestora, os resultados de 2022 se devem, entre outros fatores, à qualidade das equipes da Companhia e à adoção de uma série de ações de governança. A presidente ressaltou que o monitoramento de indicadores busca não apenas mensurar, mas principalmente qualificar os serviços prestados, e que ainda há muito a ser feito para evoluir na prestação de serviços. “Cada ligação de água e esgoto gera acolhimento ao cidadão, que assim pode passar a ter um endereço, por exemplo. O trabalho desenvolvido por uma concessionária de saneamento e regulado por uma agência busca chegar a um fim, que é o de beneficiar a sociedade”, frisou.

Em sua apresentação, Takimi divulgou informações sobre os destaques operacionais e socioambientais de 2022, além de temas como gestão do ciclo hidrológico (com o avanço do Plano de Segurança Hídrica), sustentabilidade energética, indicadores, panorama dos contratos, agências reguladoras, volume faturado, custos e despesas, resultados financeiros, valores investidos e receitas, universalização do esgotamento sanitário e plano de investimentos. Para acessar a apresentação com a prestação de contas de 2022 da Corsan, clique aqui.

A Agergs também realizou uma prestação de contas do ano passado, conduzida por Ricardo Citolin, da Diretoria de Qualidade da Agência. Também participaram do encontro, conduzido pela conselheira-presidente da Casa, Luciana Luso de Carvalho, o conselheiro da Agergs Algir Lorenzon, o Defensor Público-Geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, o procurador da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Juliano Heinen, e o superintendente Administrativo e Financeiro da Famurs, Paulo Salbego.