Corsan pede uso responsável da água em Dois Irmãos e Morro Reuter

Publicação:

A forte estiagem que atinge o Rio Grande do Sul está baixando os níveis dos mananciais que servem de fonte para o abastecimento público. Os municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter são abastecidos com água captada no arroio Feitoria, cujo nível vem diminuindo rapidamente nos últimos dias. Nesta sexta-feira (17), como consequência da estiagem, o arroio atingiu a vazão crítica e reduziu drasticamente o seu fluxo. Nos próximos dias, em decorrência de ajustes operacionais, poderão ocorrer oscilações no abastecimento de água das duas cidades, dependendo das condições do consumo.

A Corsan ainda trabalha com uma reserva na bacia de captação e está, em parceria com os municípios, monitorando a situação e realizando ações para mitigar o problema. Ao fazer a sua parte para garantir o abastecimento em Dois Irmãos e Morro Reuter, a Companhia solicita que a comunidade local colabore, evitando desperdícios. A água é essencial para todos, especialmente no atual momento de pandemia. Cada pessoa deve fazer a sua parte, usando a água para o mais importante: higienização das mãos e das casas. 

A Corsan vem alertando de forma incisiva para a situação de estiagem e pede que a população se conscientize de que a água é uma responsabilidade coletiva. Durante a estiagem, é fundamental tomar atitudes como:

– Não lavar o carro;
– Usar somente a vassoura para limpar a calçada e o quintal;
– Não fazer uso de grandes volumes, como o de piscinas plásticas;
– Utilizar regador para molhar as plantas nos horários de menor incidência de sol;
– Regular as válvulas de descarga;
– Ficar de olho em vazamentos e torneiras pingando;
– Colocar o máximo de roupas na máquina a cada lavagem.