A Corsan iniciou, nesta semana, as ligações da rede de água a residências da Vila Perimetral, em Estância Velha. Há mais de 40 anos os moradores aguardavam por essa obra, que vai levar qualidade de vida para mais de 50 famílias. Logo depois das primeiras interligações, a água tratada já começou a chegar a algumas casas, com boa pressão.
As ligações das residências à rede estão sendo feitas por ruas e de acordo com os pedidos de adesão encaminhados anteriormente pelos moradores. O investimento foi de cerca de R$ 40 mil.
“Quando alguém pode abrir a torneira e sentir que a vida melhorou, é quando, de fato, estamos entregando nossa obrigação. Resolver um problema que se estendia por quatro décadas nos traz uma forte consciência sobre o poder que o saneamento básico tem de oferecer mais dignidade. São pessoas, famílias e cidades abraçadas por mais qualidade de vida e saúde. Nosso trabalho continua levando esse direito básico a cada vez mais comunidades gaúchas”, destaca a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi.
Conforto e saúde
Há mais de 30 anos vivendo na Perimetral, o mecânico Gilberto Veiga não esconde a alegria de ter água tratada nas torneiras de casa. Ele recorda os anos de reivindicações e reuniões para que este sonho da comunidade se tornasse realidade. “Foi muita luta. Agora, as equipes da Corsan chegaram aqui, os guris trabalharam mesmo com chuva, fizeram um trabalho bem feito, e a água já começou a chegar nas casas. Tudo que a Corsan disse que faria ela faz”, afirma o morador.
Gilberto lembra que principalmente as crianças viviam doentes em função da baixa qualidade da água que a comunidade consumia, oriunda de poços perfurados bem próximos de onde corre o esgoto no local. “Eu mesmo quase morri por causa de uma bactéria da água. Imagina como não ficavam as crianças”, diz ele.
A alegria por ter água de qualidade para beber, cozinhar, tomar banho e dar aos animais é compartilhada também por Gilmar Dutra de Oliveira, que há cinco anos mora na Perimetral com a esposa e as duas filhas pequenas. “Vai ser uma maravilha. Tudo que estávamos precisando era de água boa, pois a água do poço causa muitos problemas de estômago para as crianças e para nós. Vamos encher a piscininha e tomar um banho para comemorar”, conta.
Parceria
O gestor da Corsan em Estância Velha, Luís Felipe Silveira, explica que a chegada da água ao local faz parte de um trabalho conjunto entre Corsan, prefeitura e comunidade. “Entramos com a parte de materiais e mão de obra, além da instalação dos hidrômetros (medidores de consumo). E a prefeitura, com a abertura e o fechamento das valas para colocação da rede de água, e a construção das caixas onde ficam os hidrômetros. Já os moradores farão a conexão dos medidores com a parte interna das residências”, informa o gestor.