A Corsan está dando continuidade aos investimentos em saneamento básico no município de Gravataí. Somente na ampliação do sistema de esgotamento sanitário a Companhia está investindo R$ 123 milhões, o que elevará o percentual de tratamento de esgotos de 29% para 54%.
Dentro desse planejamento, a empresa lançou no último dia 17 licitação para execução da primeira etapa das obras, prevendo a construção de aproximadamente 40 km de redes coletoras, seis estações de bombeamento de esgotos e 2 km de linhas de recalque. O edital refere-se a obras na chamada Região A, situada na zona oeste do município, próximo ao Parque da Matriz. A população diretamente beneficiada nessa fase está estimada em 31,6 mil pessoas, mas a obra vai favorecer todo o município, além de qualificar o meio ambiente da região. O investimento será de R$ 18,3 milhões, com recursos captados na 3ª seleção do PAC 2. A abertura dos envelopes está marcada para o próximo dia 21 de setembro e o prazo para a conclusão é de 24 meses a contar da assinatura da ordem de início das obras.
As próximas etapas do empreendimento irão abranger a área central e a parte leste da cidade (junto ao Parque dos Anjos) e preveem a instalação de mais 114 km de redes, novas estações elevatórias e linhas de recalque e a reformulação da Estação de Tratamento de Esgotos Parque dos Anjos.