Companhia investe R$ 20 milhões em telemetria

Publicação:

A Corsan está investindo cerca de R$ 20 milhões na instalação e no aprimoramento de sistemas de telemetria em vários municípios gaúchos. Executado com recursos do BNDES e próprios da Companhia, o investimento beneficia 43 sistemas de abastecimento de todas as regiões do Estado. Na última semana, foram publicados editais para investimentos em telemetria nos municípios de Passo Fundo, Estrela, Lajeado e Vacaria.

A ação integra o processo contínuo de modernização que a Companhia tem buscado implantar em seus sistemas, com alternativas inovadoras que garantem mais eficiência e qualidade aos serviços prestados à população. As tecnologias de telemetria e automação possibilitam o controle e o monitoramento a distância dos sistemas de água e esgoto. De modo instantâneo, permitem controlar os níveis de reservatórios e a pressão em diversos pontos da rede, bem como ligar e desligar bombeamentos.

A iniciativa otimiza as rotinas operacionais da Corsan, gerando diversos benefícios, como a diminuição de custos, a redução de rompimentos de rede e de perdas de água, o aumento da confiabilidade dos sistemas e maior agilidade nas manutenções, além de melhoria do atendimento aos clientes e da imagem institucional da empresa. Com a implementação da telemetria e da automação, já foram obtidos resultados significativos em vários sistemas de água e esgoto atendidos pela Corsan.

Está em fase de contratação a ampliação da telemetria do sistema integrado de Gravataí e Cachoeirinha, com a implantação de um projeto piloto que fará o monitoramento remoto da qualidade da água do rio Gravataí. Além disso, foi desenvolvido projeto de monitoramento de níveis de poços em Carlos Barbosa, iniciativa que será expandida a outros sistemas da Companhia.