Corsan inicia programa de regularização de ligações clandestinas

Publicação:

A Corsan iniciará, na próxima segunda-feira (2), a implantação do Programa Água, Vida e Cidadania. Vinculada ao Planejamento Estratégico da empresa, a iniciativa visa regularizar 25 mil ligações clandestinas de água em todo o Estado até o fim de 2019. Na oportunidade, em uma ocupação de Eldorado do Sul, a Companhia iniciará uma obra de extensão de rede de água. A ação integra projeto-piloto que beneficiará 57 famílias com o acesso regularizado à água tratada.

 No projeto-piloto, desenvolvido em parceria com a Prefeitura local, está sendo realizado um trabalho socioambiental para conscientizar os moradores sobre a importância de se legalizar a ligação de água. No valor de R$ 10 mil, serão implantados 210 metros de rede e os hidrômetros para as residências, em um investimento de baixo custo financeiro e alto impacto social.

A primeira etapa do programa Água, Vida e Cidadania contempla um total de 5 mil ligações, nos municípios de Eldorado do Sul, Viamão e Canoas. O programa atende áreas consolidadas acima de cinco anos de ocupação e que tenham ligações irregulares de água. Nesses assentamentos, o acesso à água tratada se dá de maneira clandestina, sujeito à contaminação devido à precariedade das mangueiras utilizadas. Esse tipo de ligação inviabiliza o sistema público instalado para atender as áreas regulares do entorno, pois reduz a pressão da rede e causa desabastecimento nos imóveis regularizados, em decorrência da perda excessiva de água tratada. O desperdício ocorre por não haver a medição do volume consumido e o devido pagamento, acarretando no aumento do custo do serviço prestado aos demais usuários.

 

Serviço

O que: início de obras do Programa Água, Vida e Cidadania

Quando: segunda-feira (2), às 11h30

Onde: rua São Borja, 1041, bairro Centro Novo, Eldorado do Sul