A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan ) celebrou nesta quarta-feira (20) a assinatura da ordem de início de obras que promoverão a melhoria do sistema de abastecimento de Erechim. O ato foi realizado na Prefeitura da cidade, na presença do diretor-presidente da Companhia em exercício, Marcus Vinicius Caberlon, e do prefeito Paulo Alfredo Polis. O conjunto de obras representa um investimento de R $ 4, 6 milhões em recursos próprios da Companhia, e a conclusão está prevista para 2017. A construção está a cargo da empresa Crivelatti Engenharia Ltda.
Estão previstas a execução do tratamento do lodo oriundo do processo de tratamento da Estação de Tratamento de Água (ETA), de adutora, rede, elevatória e reservatório apoiado de 100 m3 do Sistema Atlântico, assim como conclusão e interligação de reservatório elevado de 500 m3 neste mesmo sistema, e construção de reservatório de 500 m3 no Sistema Copas Verdes.
O sistema de tratamento do lodo promoverá a separação das partes sólida e líquida, com aproveitamento do filtrado para a lavagem de filtros.
No Sistema Atlântico, serão feitas uma adutora de água tratada com 942 metros, uma rede de ligação de 18 metros, elevatória de água tratada na esquina da rua Alvar Izidro Coffy com a avenida Alberto Parenti, um reservatório apoiado de 100 m3 na esquina da rua Alvar Izidro Coffy com avenida Alberto Parenti e a conclusão do reservatório elevado de 500 m3 localizado na rua Miguel Moysin.
As intervenções no Sistema Copas Verdes compreendem uma adutora de água tratada com 780 metros, rede de ligação com 342 metros, elevatória de água tratada na rua Gentil Morando e reservatório elevado de 500 m3 na rua Leodoro Dias da Silva.
Também foi anunciada na ocasião a retomada das obras que permitirão a transposição das águas do rio Cravo em períodos de seca . Até agora, 66, 2% desta obra está feita, e sua conclusão total está prevista para ocorrer no fim de 2016. O investimento total é de R $ 13, 4 milhões, recursos provenientes do PAC/OGU. Em 13 de janeiro passado, o Tribunal de Justiça decidiu pela cassaçao da liminar e autorizou a retomada em ritmo normal das obras. De acordo com Caberlon essas obras são importantes para a cidade e fazem parte de um conjunto de investimentos em água de R$ 33 milhões que a Corsan está fazendo em Erechim “ hoje também fazemos questão de anunciar a retomada das obras da transposição do Rio Cravo que precisa ser concluída”, acrescentou. O gestor também falou sobre os investimentos que a Companhia fará no esgotamento sanitário do município: “até o dia 29 devemos receber o orçamento detalhado para depois lançar o edital para as obras, o que devera acontecer em fevereiro’’.
Participaram da solenidade a vice-prefeita Ana Oliveira, o secretário municipal de Desenvolvimento, Edgar Marmentini, do Planejamento, Anacleto Zanella, da Cultura e Esporte, Mauro Lanzana, e da Cidadania, Maria Dolores Golin; vereador Sérgio Alves Bento, representando a Câmara Municipal; diretor-presidente da Agência Reguladora Dos Serviços Públicos Municípais de Erechim (Ager), Joarez Sandri; representante da Crivelatti Engenharia Ltda, José Ângelo da Crivelatti; e da emmpresa Traçado, Everton Andreetta; e pela Companhia, o diretor Administrativo, Marcus Vinicius Vieira de Almeida, o superintendente adjunto da Superintendência da Região Planalto (Surpla), Vlademir Rezende de Moura, do chefe da Unidade de Saneamento local em exercício, Ivo Antônio Sobis, e funcionários da Corsan.
Corsan inicia obras em Erechim
Publicação:
