Corsan garante estabilidade do abastecimento em Erechim apesar da estiagem

Publicação:

Perfuração de três novos poços está entre as ações que estão sendo implementadas pela Companhia
Perfuração de três novos poços está entre as ações que estão sendo implementadas pela Companhia

A Corsan vem investindo na garantia do pleno abastecimento de água em Erechim. Apesar do longo período de estiagem que o Estado vem enfrentando desde o início deste verão, os mananciais de Erechim estão se mantendo em níveis satisfatórios. As equipes operacionais da Companhia vêm desenvolvendo um trabalho contínuo de prevenção e manutenção, voltado para manter a normalidade do abastecimento. O resultado dessas ações foi que, nos últimos três anos, mesmo com o Estado e o município passando pelas mais severas estiagens contínuas registradas historicamente, o sistema de abastecimento de Erechim atendeu a demanda de forma estável.

Em relação a pontuais descontinuidades no abastecimento, a empresa está adotando todas as medidas possíveis para atenuar, no menor tempo possível, os problemas que surgem, visando sua solução definitiva. Entre as ações que estão sendo implementadas atualmente, estão:

– mutirão de pesquisa e concerto de vazamentos;

– substituição de bomba para aumento de vazão em 30 l/s, o que aumenta a produção de água tratada na ETA II;

– substituição da bomba do poço ERE-19, que capta água do Aquífero Guarani e contribui para a manutenção das reservas de água bruta do sistema;

– avaliação e operação de poços espalhados ao longo do sistema de distribuição para aumento de vazão e produção;

– encaminhamento de perfuração de três novos poços nos bairros Jaboticabal, Agrícola e Paiol Grande ainda em abril de 2023;

– encaminhamento de contratação de serviços operacionais, com aporte de recursos e serviços para o sistema.

A Corsan também está efetuando um diagnóstico de todo o sistema de abastecimento de água da cidade. Com essas informações, serão desenvolvidos estudos para a execução de obras estruturantes que venham a qualificar ainda mais as estruturas desse sistema, dando suporte à demanda de consumo de água no município.