Corsan firma parceria com a Ospa

Publicação:

DSC 0090
DSC 0090

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa) firmaram, na tarde desta sexta-feira (4), protocolo de intenções pelo qual a Corsan se compromete a patrocinar, via Lei Rouanet, a Série Interior de concertos da Ospa. A assinatura ocorreu na sala da Presidência da Corsan. Além de Flávio Presser, presidente da Companhia, assinaram o documento o maestro Evandro Matté, diretor artístico da orquestra, representando o Dr. Ivo Nesralla, presidente da Fospa; o secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo; e o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Corsan, Jorge Melo.

“A água deve ser um bem de acesso universal, um direito das pessoas. A arte e a cultura também são indispensáveis”, comentou Presser sobre a similaridade da importância dos serviços prestados pelas duas instituições. “Estamos patrocinando a ida da Ospa para o Interior ao mesmo tempo em que prestamos serviços no Interior. Muitas cidades não têm estrutura para ter sua própria orquestra, assim como precisam de apoio na gestão do saneamento”, completou.

Matté afirmou tratar-se de um momento histórico para a Ospa, já que, apesar de a orquestra percorrer o Interior desde a sua fundação, há 65 anos, é inédita a oportunidade de um financiamento que torne essa presença mais profissional. “Poderemos oferecer às cidades, como órgãos públicos em parceria, o que elas merecem: música de qualidade”.

O maestro também comentou que o patrocínio não se restringe à série de concertos mencionada, mas estende-se a todas as atividades da orquestra, como a Escola de Música. “A Escola está ampliando suas atuações, promovendo apresentações em escolas, hospitais e instituições diversas. Ela poderá aprimorar esse trabalho com a nova parceria”, explicou.

O secretário Victor Hugo ressaltou que a orquestra está se voltando cada vez mais ao Interior, e identificando sua marca com o fato de ser uma instituição do Estado do RS, não só de Porto Alegre. “A Sedac-RS é solidária na crise e criativa nas suas soluções. Um exemplo é essa importante parceria entre instituições públicas para levar arte ao público do Interior”.

Durante o evento, a Ospa ofereceu uma surpresa à diretoria da Corsan: os jovens vilolinistas Dhouglas Umabel, estudante da Escola de Música da orquestra, e Ana Luiza Loureiro, tocaram “A Primavera”, de “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi.

Também estiveram presentes ao ato os seguintes gestores da Corsan: diretor Comercial, Luciano Eli Martin; diretor de Expansão, Marcus Vinicius Caberlon; diretor Técnico, Antonio Gomes; e diretor de Operações, Eduardo Carvalho.