Na manhã desta terça-feira (12), representantes da Corsan e da AES Sul estiveram reunidos em Cachoeira do Sul, para definir ações visando executar melhorias no sistema elétrico que atende a captação junto ao rio Jacuí, atingida por uma forte enchente no fim de 2015. No encontro, a AES Sul comprometeu-se a realizar, num prazo de 60 dias, ainda que dependendo das condições climáticas, uma reforma no alimentador de energia elétrica que atende o primeiro recalque da Corsan, tornando esse equipamento quase exclusivo para as necessidades da empresa. Ficou acordado também que a fornecedora de energia irá substituir os conectores e o poste de madeira por outro de concreto. A Corsan, por sua vez, irá providenciar, junto ao Dnit, autorização para novo traçado do ramal elétrico na área junto ao rio, para depois apresentar esse projeto à AES Sul.
Já na área interna da Corsan, em reunião realizada semana passada, no gabinete da presidência, representantes de diversos setores da Companhia definiram um plano de ações. Num primeiro momento, destaca-se a substituição da rede elétrica e dos postes utilizados na alimentação de energia para o bombeamento no ponto de captação. Entre as ações planejadas emergencialmente, estão a manutenção dos três geradores de energia elétrica instalados na cidade; construção de passarela de interligação do prédio existente da EBAB até o novo prédio do gerador (o projeto está concluído, passando agora para a fase de contratação). Também será feita nova rede de energia elétrica para substituir a atual, que abastece o primeiro recalque.
Com uma capacidade de reserva de água de 5.300 m³, a Corsan atende a 85 mil moradores do município de Cachoeira do Sul. Considerando o crescimento da população e o perfil das novas moradias, a Companhia desenvolveu projetos para três reservatórios de 500 mil litros. A conclusão está prevista num planejamento de médio prazo, quando ampliarão a capacidade de atendimento de água em mais 30%. Os projetos que estão em fase final de execução, vão para orçamento e licitação, e as obras devem começar até o fim deste ano.
Geradores
Em 2014, cumprindo o que foi acordado no contrato de programa assinado com o município, a Corsan adquiriu três geradores que foram instalados em diferentes pontos do sistema de abastecimento do município para garantir a operação do bombeamento em caso de falta de energia elétrica. O que foi instalado na “Praça da Caixa d’água” está em condições de operação e, nos próximos dias, passará por manutenção preventiva e melhoria estrutural, com a construção de cobertura para evitar entrada de chuva. O segundo equipamento, que está na ETA, receberá isolamento acústico. Já o gerador instalado próximo ao ponto de captação, que foi utilizado para garantir o abastecimento durante as enchentes de 2015, será vistoriado por empresa contratada, que fará um diagnóstico para apontar as melhorias necessárias. No que diz respeito aos licenciamentos, todos estão em condições de operação.