Corsan debate práticas comerciais em evento nacional do setor de saneamento

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Diretor-presidente, Roberto Barbuti, em seu discurso na solenidade de abertura
Diretor-presidente, Roberto Barbuti, em seu discurso na solenidade de abertura

A Corsan teve participação significativa no primeiro dia do II Seminário Nacional de Práticas Comerciais, nesta terça-feira (14). Foram apresentados cases de sucesso da Companhia para o público presente, composto por representantes das áreas comerciais do setor de saneamento do país. O evento é organizado pela Câmara Técnica Comercial da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e acontece até esta quarta (15), em Gramado.

Na solenidade de abertura, pela manhã, o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, deu boas-vindas a todos e parabenizou a Aesbe pela realização do encontro. “Essa troca de experiências é bastante rica e oportuna, num momento em que o setor de saneamento tem passado por pesadas transformações. A situação não está fácil para ninguém, diante das incertezas do ambiente macroeconômico e da perda de poder aquisitivo para o consumidor”, afirmou.

Barbuti salientou o papel da licença social para operar no saneamento. “O setor é um monopólio natural, no entanto a cobrança pelas entregas sempre virá. A população tem adquirido cada vez mais consciência em todas as áreas, e quanto mais consciente o cliente, maior será a cobrança. Ninguém mais tem paciência para aceitar desculpas pelo que não é entregue, e cabe às concessionárias assumirem a sua responsabilidade e atenderem o que se espera de uma empresa de saneamento, adotando as possibilidades mais adequadas para se atingir os objetivos”, destacou. De acordo com o dirigente, é importante buscar melhorias na prestação de serviços, visando qualificar índices críticos como os de perdas de água (43%) e de coleta e tratamento de esgoto (19%).

Também na abertura, o titular da Diretoria Comercial, Inovação e Relacionamento (DCIR) da Corsan, diretor Jean Bordin, pontuou que o nível de exigência na área de utilities, da qual a Companhia faz parte, aumentou nos últimos anos. “A Corsan vem investindo de forma intensa para acelerar as entregas, diminuir o tempo de resposta aos clientes e cumprir os acordos. Temos um atendimento em massa que deve ser cada mais customizado”, defendeu. A mesa de abertura foi composta ainda pelo presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas.

Na sequência, o diretor Jean Bordin realizou uma apresentação sobre as ações da Corsan nas áreas comercial, de inovação e relacionamento. Após introduzir o contexto da Companhia em dados gerais e estrutura administrativa, o diretor elencou as principais entregas e projetos da empresa nessas temáticas. Entre eles, Bordin abordou as iniciativas voltadas a revisão cadastral, cobrança administrativa, georreferenciamento, Solutrat (limpeza de fossas sépticas), sistema ERP, Central Omnichannel, parque de hidrômetros, Unidade de Medição e Controle (UMC), aceleração de startups, projeto Smart Water em Morro Reuter e Tecnologia 4.0.

Ainda pela manhã, o diretor-presidente, Roberto Barbuti, participou de assembleia com dirigentes de outras companhias de saneamento; Sandro Camargo, que é assessor da Presidência da Corsan e coordenador geral da Câmara Temática de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), conduziu o Momento Abes, falando sobre metodologias que visam auxiliar as companhias do setor nas ações de governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês); e o superintendente de Faturamento e Cadastro da Companhia, Carlos Feoli, foi o moderador de um painel sobre ecossistemas de pagamento.

Cases de sucesso

À tarde, o gestor do Departamento de Geoinformações e Acervo Técnico, Odir Vidal Couto, integrou o painel “Cadastro técnico e comercial”. Couto discorreu sobre o Sistema Geoportal, o SIG (Sistema de Informação Geográfica) Corporativo da Corsan. O gestor iniciou sua fala citando os desafios operacionais da Companhia e, dentro desse contexto, a importância da implantação do projeto estratégico SCTGeo – Sistema de Cadastro Técnico Georreferenciado da Corsan.

Conforme Couto, o projeto visa suprir a carência de uma base cartográfica precisa e atualizada, além de viabilizar um inventário dos ativos da infraestrutura, a disponibilidade de um cadastro técnico atualizado e georreferenciado e a parametrização e codificação do cadastro para fins de integração em um SIG. Ele explicou as dificuldades encontradas na implementação do sistema e apresentou as ações previstas. “Até o fim de 2022, 94% das economias atendidas pela Corsan deverão estar integradas ao sistema de georreferenciamento”, informou.

O gestor explanou sobre o funcionamento do Sistema Geoportal, salientando que este reúne e integra dados do cadastro técnico, do sistema comercial, do CCO Corporativo, das ordens de serviço e das ferramentas de setorização e de atendimento ao cliente. Exibiu as principais funcionalidades do sistema, que, entre outros benefícios, “qualifica o cadastro técnico operacional, integra informações de diversas bases de dados, facilita o monitoramento das diferentes regiões do Estado e diminui o tempo de resposta nas ocorrências de falta de água”.

Abordou ainda as perspectivas de futuro, entre elas a nova arquitetura proposta para o sistema a fim de gerar melhorias em desempenho e disponibilidade, bem como o uso de realidade aumentada, de forma piloto, nas redes de água de Morro Reuter. Logo após, o superintendente Comercial, Massiani Durgante, atuou como moderador em painel que tratou de sistemas de medição.

Por fim, Jeferson Scheibler, assessor da DCIR, foi um dos palestrantes de painel sobre inteligência artificial, trazendo o tema “Abastecimento de água inteligente – Case Morro Reuter”. Ele apresentou o projeto Smart Water, desenvolvido de forma piloto no município. Iniciou destacando as características do município e frisou que o projeto busca “levar saneamento inteligente e modelos, padrões e cenários de aplicação, além de escalabilidade e replicação”.

Scheibler descreveu algumas das ações que integram o Smart Water, entre as quais o programa Solutrat, que vai garantir a universalização do esgotamento sanitário na cidade, por meio da limpeza e tratamento do esgoto de fossas; a automatização dos processos de tratamento de água, com os projetos ETA 4.0 e Poços 4.0; o emprego de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) em telemetria e faturamento, por meio de conexão, antenas e sistemas; a instalação de 100% de hidrômetros ultrassônicos e de georreferenciamento em toda a estrutura da Corsan no município; maior agilidade, com distribuição automática de serviços e novas ferramentas de trabalho; e a plataforma de educação infantil H2oje. Também foram exibidos vídeos institucionais ilustrando tais iniciativas.

Realizado no Centro de Eventos do Hotel Wish Serrano, o II Seminário Nacional de Práticas Comerciais contou com a presença de funcionários e gestores da Corsan e de outras companhias de saneamento do país.