Corsan conquista reconhecimentos no PNQS

Publicação:

Corsan conquista reconhecimentos no PNQS
Corsan conquista reconhecimentos no PNQS

A 24ª edição do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) divulgou nesta sexta-feira (15), em uma live com cerca de 700 espectadores, os resultados da categoria As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental (AMEGSA), o mais importante reconhecimento em gestão do saneamento no Brasil. E a Corsan foi destaque! Confira abaixo os reconhecimentos obtidos pela Companhia:

  • Diretoria Comercial, Inovação e Relacionamento (DCIR): finalista do Nível I Compromisso com a Gestão (250 pontos);
  • Superintendências Regionais das Missões (Surmis) e Nordeste (Surne): finalista do Nível II Rumo à Excelência (500 pontos cada);
  • Superintendências Regionais da Fronteira (Surfro), Litoral (Surlit) e Sul (Sursul): vencedoras do Troféu Quíron Prata Nível II (500 pontos cada);
  • Superintendência Regional Planalto (Surpla): vencedora do Troféu Quíron Ouro Nível II (500 pontos).

A premiação da Surpla foi a maior conquistada por uma regional da Corsan no PNQS. “Gostaria de parabenizar as equipes das superintendências regionais e da DCIR, que participaram da avaliação externa da gestão e agradecer o apoio das diversas áreas das Diretorias ao trabalho desenvolvido. Um agradecimento especial às áreas corporativas que ajudaram no processo, principalmente durante a apresentação das práticas de gestão corporativas aplicadas nas regionais. Algumas regionais que não tiveram reconhecimento fizeram pontuação importante, mas como só poderiam ter reconhecimento no Ouro, pois haviam ganho o Troféu Prata ano passado, não foi o suficiente. Todos estão de parabéns!”, comemorou Sandro Camargo, assessor da Presidência e coordenador da implantação do Modelo de Excelência da Gestão do Saneamento Ambiental (MEGSA) na Companhia.

Dentro do processo de melhoria com base no MEGSA, este ano a Corsan participou com nove regionais e a DCIR, mantendo a constância de propósitos no trabalho desenvolvido. Esse processo de aprendizado visa melhorar os resultados da Companhia. Algumas ações tomadas nesse sentido são:

  • Capacitação no MEGSA;
  • Disseminação de conhecimentos pela rede de atuação formada com os Facilitadores da Qualidade;
  • Implantação de melhorias nos processos gerenciais, desdobramento do Planejamento Estratégico e busca de alinhamento das ações entre as Regionais e o Corporativo;
  • Seleção de indicadores, definição de metas e monitoramento dos resultados (foco em resultados);
  • Elaboração e estudo do diagnóstico da gestão das Regionais por meio dos relatórios de gestão elaborados pela Corsan e pelos relatórios de avaliação externos elaborados pelas bancas examinadoras do PNQS;
  • Troca de experiência durante as visitas das bancas examinadoras externas às Regionais.

A Corsan também está participando nas categorias Inovação na Gestão do Saneamento e Prêmio Eficiência Operacional, cujos resultados serão divulgados no Seminário de Benchmarking do PNQS, que ocorrerá em dezembro.

Sobre o Prêmio

O PNQS foi instituído em 1997 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) para reconhecer as empresas do setor que se distinguem pela boa gestão dos serviços de saneamento. É reconhecido pela International Water Association (IWA) como o mais importante do setor de saneamento ambiental no mundo.   

O PNQS se baseia nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade e é uma iniciativa instituída para estimular a busca e a aplicação de boas práticas de gestão pelas organizações envolvidas com o setor de saneamento ambiental no país; reconhecer aquelas organizações que se destacam pela utilização dessas práticas e que apresentem resultados competitivos de desempenho; captar e divulgar as práticas das organizações reconhecidas, em seminários e publicações de relatórios de gestão e cases finalistas e vencedores; promover eventos de capacitação gerencial para essas organizações.

A participação na avaliação externa do PNQS permite medir o grau de maturidade da gestão, obtido por meio da avaliação dos processos gerenciais utilizados e dos resultados organizacionais advindos desses processos. A avaliação é realizada por uma banca examinadora voluntária, orientada por um validador e ratificada por uma banca de juízes, gerando um relatório de avaliação para a candidata no final do processo. O objetivo, com os critérios de Avaliação da gestão em Níveis e seu “Guia de Referência para Medição do Desempenho” (GRMD), é servir como instrumento de avaliação para indicar o estágio atingido pela gestão da organização e, também, servir como referência para modelagem da gestão no setor de saneamento ambiental.