Companhia celebra Dia Mundial da Água valorizando as águas subterrâneas

Publicação:

Dia Mundial da Água
Dia Mundial da Água

Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água. A UN-Water, que escolhe anualmente a temática da data, definiu para este ano o tema “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível”. Alinhada a essa preocupação mundial, a Corsan está promovendo uma campanha de comunicação que busca divulgar a importância da água subterrânea e, ao mesmo tempo, relacionar essa pauta ao próprio trabalho diário da Companhia, cuja relevância “invisível” nem sempre é percebida pela população.
Veiculada nas redes sociais da Corsan, a campanha busca seguir o mote do Dia Mundial da Água, dando visibilidade tanto às reservas de água sob a terra, que são fundamentais para o abastecimento humano e para a manutenção da vida no planeta, como também à complexidade dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água. Essa reflexão é o ponto de partida para a celebração do aniversário de 56 anos da empresa, no próximo dia 28. Frases como “Longe dos olhos, perto de todos. Conservar as águas subterrâneas é cuidar da vida” e “O trabalho da Corsan nem sempre é visto pelas pessoas. O resultado, sim”, entre outras, ilustram a campanha.

Educação ambiental pelo Estado

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Corsan tem em sua programação mais de 180 atividades de educação ambiental por todo o Estado. Veja a listagem clicando aqui: Programação
Essas ações estão sendo executadas pelos multiplicadores ambientais da Companhia, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS), e contemplam palestras, visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto, plantio de mudas de árvores, oficinas, entre outras.
A diretora da DMAS, Liliani Cafruni, ressalta que “o Dia Mundial da Água é uma das principais datas para a Corsan. Estamos desenvolvendo diversas ações sobre a importância desse recurso natural junto aos municípios atendidos. Estamos investindo na melhoria da gestão e da segurança hídrica, na ampliação das atividades de educação ambiental e na implementação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais. A sociedade como um todo, e cada um de nós, tem responsabilidade de proteger essa riqueza vital. ”

Saiba mais

De toda a água do planeta, menos de três por cento é doce. Dessa pequena parcela, apenas um por cento está disponível para consumo humano, e a quase totalidade (97%) dessa diminuta parte é água subterrânea. Mesmo estando longe dos olhos e entre camadas de terra e rochas, as águas subterrâneas estão expostas à poluição. São formadas pelas águas da chuva que penetram no solo, assim como os aquíferos, que são grandes reservas de água.
Elas percorrem longos caminhos e alimentam florestas, lagos e riachos antes mesmo de chegar às torneiras. São invisíveis e essenciais para o planeta. É um recurso que está longe dos olhos, mas apoia o abastecimento da água potável, a indústria e a agricultura, dentre outros usos.