Corsan amplia monitoramento e transparência no controle de qualidade da água com 460 novos pontos de coleta no RS
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População pode usar celular para conferir resultados de parâmetros físico-químicos testados periodicamente. Corsan realizou, em média, mil análises de qualidade da água por hora em 2024
A Corsan está reforçando o controle da qualidade da água tratada e distribuída à população gaúcha com a instalação de 460 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) em áreas públicas de grande circulação em todas as regiões do Estado. Desenvolvido pela controladora Aegea, o programa será implementado inicialmente em cinco municípios atendidos pela Companhia: Alvorada, Santa Maria, Bento Gonçalves, Rio Grande e Alegrete, que receberão os primeiros 33 terminais. Somente em 2024, a Corsan 8,78 milhões de análises para monitorar a qualidade da água entregue e consumida pela população.
Conectados à rede de abastecimento, os PCQs servem como novos pontos de coleta de água enviada para análises laboratoriais periódicas da Corsan. Além disso, os terminais são equipados com QR Codes que permitem aos consumidores acessar, diretamente pelo celular, relatórios sobre os parâmetros físico-químicos da água em seus municípios. O projeto vai além: sete veículos itinerantes já estão atuando como unidades móveis de coleta para controle de qualidade da água e esgoto em todo o Estado, ampliando o alcance da iniciativa.
Além de ampliar os pontos de monitoramento da água, o programa contribui para tornar pública a segurança do tratamento da água da Companhia e reforçar o rigor do controle de qualidade em todo o Estado.
8,78 milhões de análises em 2024
A Corsan encerra 2024 com 8.784.150 análises laboratoriais realizadas para monitorar a qualidade da água captada, tratada e distribuída à população. Esses testes, conduzidos no Laboratório Central de Águas da Companhia, nas Estações de Tratamento (ETAs) e Poços mantidos pela Corsan, avaliam mais de 100 parâmetros exigidos pelas portarias de potabilidade do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.
A iniciativa reforça o compromisso da empresa em garantir a excelência do monitoramento da qualidade da água consumida pelos 6,5 milhões de gaúchos atendidos pela Companhia.
Monitoramento de ponta
No Centro de Operações Integradas (COI), os operadores acompanham em tempo real o tratamento de água em 317 municípios. Com dados integrados e automação avançada, o sistema permite a tomada imediata de decisões diante de alertas sobre qualidade da água, garantindo que ela chegue às torneiras com total segurança para consumo.
A Célula de Qualidade do COI utiliza painéis especiais para monitorar parâmetros de controle em 164 Estações de Tratamento de Água (ETAs), 871 poços e 139 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Este modelo de gestão, inédito no Brasil, foi desenvolvido pelo Grupo Aegea e assegura precisão nos processos e confiança na entrega de água e tratamento de esgoto.
Qualidade dos efluentes e compromisso ambiental
O Laboratório Central de Esgoto, certificado por normas ISO, e as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) realizaram 495 mil análises, ao longo de 2024, para monitorar o tratamento de efluentes, contribuindo para a preservação ambiental e a saúde pública.
Com essas ações, a Corsan avança no cumprimento das metas do Marco Legal do Saneamento, trabalhando para universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2033 e reforçando seu compromisso com a proteção ambiental e a qualidade de vida da população.