A estiagem severa que atinge o Estado afeta diversos municípios, como Restinga Seca, onde a Barragem Santa Gertrudes, responsável pelo abastecimento de água, está operando com níveis extremamente baixos (foto abaixo). A Corsan está adotando medidas de contingência para garantir o fornecimento para a população local.
Uma das ações é o apoio de sete caminhões-pipa, que levam cerca de 1.000 m³/dia de água de Agudo e Santa Maria para Restinga Seca. Esse volume representa em torno de 40% do consumo da cidade.
Outra medida adotada foi o uso de barragens de terceiros, com direcionamento da água para o rio Mirim, que também está seco, e transposição de lá até a captação na Barragem Santa Gertrudes. Porém, os mananciais disponíveis foram se esgotando, e por isso está em andamento uma obra de transposição de água do rio Jacuí, com mais de 9km de extensão. Prevista para ser concluída em 24 de fevereiro, a ação vai permitir a segurança hídrica da cidade, que deixará de depender da disponibilidade da barragem.
Neste período de falta de chuvas e baixo volume de água disponível para o abastecimento, é fundamental o uso responsável da água. Confira algumas atitudes simples e ao alcance de todos:
– Tomar banhos curtos;
– Molhar as plantas com regador;
– Não lavar a calçada;
– Não lavar o carro.
Corsan alerta para grave estiagem e pede uso responsável da água em Restinga Seca
Publicação:
