Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comunicado oficial: laudo negativo sobre a presença de protozoário em água de Santa Maria

Publicação:

Comunicado oficial: laudo negativo sobre a presença de protozoário em água de Santa Maria
Comunicado oficial: laudo negativo sobre a presença de protozoário em água de Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria e a Corsan informam que o Laboratório de Doenças Parasitárias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atestou que não foram detectados vestígios de Toxoplasma gondii, protozoário que transmite a toxoplasmose, nas amostras de sangue e de tecidos provenientes de um bioensaio, exame que investiga a presença de protozoário na água após testes em organismos vivos (animais em laboratório). O laudo descritivo foi enviado pelo Laboratório de Doenças Parasitárias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Conforme o documento, o bioensaio foi realizado entre os meses de fevereiro e março de 2020 e posterior análise dos tecidos dos animais.

O exame foi realizado em função da concentração de esforços na investigação das causas do surto de toxoplasmose que ocorreu no Município em 2018 e em função da testagem positiva para um DNA do protozoário toxoplasma em quatro das 26 amostras colhidas. Apesar de o protozoário não ter sido identificado nas amostras avaliadas, serão mantidas as ações elaboradas pelo Ministério da Saúde. São elas: monitoramento parasitológico da água bruta para abastecimento, com análises quinzenais e mensais; monitoramento da qualidade da água filtrada, com análises mensais dos dados de turbidez; e implantação do Plano de Segurança da água, que está em fase de elaboração.

A Prefeitura reitera que seguirá cobrando da Corsan o cumprimento de todos os parâmetros de tratamento e distribuição de água para a população de Santa Maria previstos na legislação. A limpeza dos reservatórios de diferentes bairros de Santa Maria operados pela Corsan segue o cronograma anual, com o próximo procedimento a ser realizado em setembro de 2020. A Companhia, por sua vez, reforça, ainda, a necessidade de limpeza dos reservatórios domiciliares a fim de que a segurança seja estendida a todos os imóveis que possuem reserva de água.

Superintendência de Comunicação - Prefeitura de Santa Maria
Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

Unidade de Atendimento Virtual

Redes Sociais

Redes sociais

Whatsapp Corsan

Atendimento pelo número
51 9704-6644

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store
Atendimento Online
CORSAN