A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) vai modernizar o tratamento de esgotos de Gramado. Convênio nesse sentido foi assinado na tarde de hoje (12), na prefeitura de Gramado, na presença do diretor de Expansão da Corsan, Julio Hofer, do prefeito João Alfredo Bertolucci, do promotor do Ministério Público Estadual Max Roberto Guazzelli e de representantes de empreendedores imobiliários. Pelo convênio assinado, será desativada a Estação de Tratamento de Esgotos existente para ser colocada em operação uma estação mais moderna, sendo que nessa obra a Corsan fornecerá os materiais para as redes coletoras e as elevatórias, e em contrapartida os empreendedores executarão as obras civis e de infraestrutura necessária, num investimento na ordem de R$ 5 milhões.
O diretor de Expansão da Corsan destacou que essa é a primeira experiência de parceria com a iniciativa privada com esse formato e elogiou a atuação da prefeitura, a coordenação do MP e o espírito público dos empreendedores na concretização do convênio que trará melhorias ambientais à cidade de Gramado.
Já o prefeito de Gramado ressaltou a ação empresarial local e o esforço da Corsan em solucionar questões emergenciais e, ao mesmo tempo, lembrou que implantar esgotamento sanitário é deixar um ambiente mais saudável para nossos filhos.
A prefeitura auxiliará na regularização das licenças de obras dos empreendimentos e nas licenças necessárias. O prazo de execução dos trabalhos é de seis meses. Também presente o diretor de Operações da Corsan, Eduardo Carvalho, e o gestor da Unidade de Saneamento Especial das Hortênsias, Ermógenes Bodanese.