A Corsan assina, nesta quarta-feira (30), a ordem de início para as obras do Centro de Controle Operacional (CCO) Corporativo, num investimento de R$ 1.998.335,45. O ato será realizado às 17h, na Casa da Embrapa, na Expointer.
A iniciativa integra o projeto de modernização da Corsan, com a otimização de suas operações. O CCO Corporativo ficará centralizado na sede da Companhia e agilizará os processos, permitindo aos técnicos atuar de forma remota no abastecimento de água. O CCO contará com tecnologia aplicada para monitorar, 24 horas por dia, um total de 107 municípios atendidos pela Corsan. Também permite padronizar operações, formar banco de dados, aumentar a capacidade analítica da operação e promover a integração com outros sistemas da Companhia.
Entre os benefícios gerados pelo CCO, destacam-se a possibilidade de detectar vazamentos, reduzir pressões na rede, controlar níveis de reservatórios, acionar bombas e válvulas, economizar energia elétrica e reduzir perdas de água. Com a automação, também se tornam mais fáceis e rápidas a identificação de ligações clandestinas e a comunicação às comunidades de eventuais faltas de água. Com todo o sistema interligado, a Corsan ganha agilidade e a população, melhor atendimento.