Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Como medida de segurança, reservatório da Barragem das Laranjeiras é esvaziado

Publicação:

Foto: Divulgação CEEE/Letícia Jardim
Foto: Divulgação CEEE/Letícia Jardim

Abastecimento deve normalizar nesta noite em Três Coroas

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) informa que por medidas de segurança, preservando a vida das comunidades locais, no sábado (17/10) iniciou-se o esvaziamento do reservatório da Barragem de Laranjeiras, localizada na divisa entre Três Coroas e Canela.

A intervenção foi uma medida pontual e emergencial para que a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) pudesse avaliar as condições estruturais da barragem que foi construída na década de 60 e estava desativada.  

O procedimento está em fase final e todas as medidas de mitigação estão sendo tomadas para evitar maiores transtornos. Conforme a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), com o esvaziamento, o leito do Rio Paranhana arrastou grande quantidade de lodo – acumulado no fundo da represa – o que comprometeu a captação de água bruta para o abastecimento público. 

No fim da tarde, a Corsan reiniciou o abastecimento em Três Coroas que foi normalizado durante a noite.

Corsan e CEEE estão trabalhando em parceria para regularizar a situação. Para mais informações sobre o abastecimento, acesse o aplicativo ou a seção Situação do Abastecimento de Água aqui no site ou ligue para 0800.646.6444.

Desde o fim de setembro, a CEEE tem dedicado parte de seu corpo técnico especializado em barragens para diagnosticar e estudar os procedimentos e intervenções necessários à manutenção da integridade física da estrutura, com objetivo de que recupere sua plena condição de segurança.

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

Unidade de Atendimento Virtual

Redes Sociais

Redes sociais

Whatsapp Corsan

Atendimento pelo número
51 9704-6644

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store
Atendimento Online
CORSAN