Com geradores, Corsan garante o abastecimento de água em 11 municípios afetados por falta de energia
Publicação:
Para manter o funcionamento dos sistemas de abastecimento ainda impactados pela falta de energia elétrica devido ao do temporal da noite do último domingo, 1º, a Corsan instalou geradores em unidades operacionais de Capão de Canoa, Imbé, Viamão, Gramado, São Sebastião do Caí, Arroio do Tigre, Tapes, Amaral Ferrador, Arambaré, Camaquã e Cristal. Em Sentinela do Sul, o fornecimento de água à população está sendo atendido por meio de caminhão-pipão. Conforme atualização do Centro de Operações Integradas – COI – da Companhia, no começo da manhã desta terça-feira, 3, o desabastecimento por falta de energia afeta 12 mil imóveis de Feliz e Nova Prata.
A utilização de geradores e carros-pipa para garantir o abastecimento nas cidades atendidas pela Corsan é uma prática imediata adotada em situações de emergência e que minimiza os impactos causados por falta de energia e eventos climáticos.
Sem energia elétrica, as etapas do sistema para que a água chegue às residências ficam comprometidas, causando o desabastecimento. A Corsan mantém monitoramento permanente junto às concessionárias de energia e, conforme as previsões de restabelecimento, contingencia a necessidade da instalação de geradores nas localidades em que o fornecimento de água está mais comprometido. Importante ressaltar que o período compreendido entre a solicitação do equipamento e a entrada dele em operação deve considerar o transporte até a estrutura onde será utilizado, bem como o preparo do mesmo para restabelecer o sistema de abastecimento.
A empresa também se coloca disposição das operadoras de energia para contribuir com o restabelecimento da normalidade dos serviços.
A situação atualizada do abastecimento nos municípios atendidos pela Corsan e a previsão de retomada dos serviços pode ser conferida em https://servicos.corsan.com.br/#/solicitacao/10/