Com abastecimento em normalização em quatro cidades, Corsan monitora qualidade da água do rio dos Sinos

Publicação:

Água captada em Esteio na manhã de segunda-feira (9)
Água captada em Esteio na manhã de segunda-feira (9)

As equipes da Corsan seguem monitorando a qualidade da água do rio dos Sinos e trabalhando para restabelecer o abastecimento na região. O fornecimento de água está em processo de normalização em Campo Bom, Sapiranga, Portão e Estância Velha. A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Campo Bom, que abastece as quatro cidades, voltou a funcionar neste domingo (8). Com isso, o fornecimento de água foi restabelecido e durante a segunda-feira o sistema começou a normalizar, devendo regularizar por completo na manhã desta terça-feira (10).

Em Esteio, a turbidez continua alta, em torno de 1.200 NTU, nesta manhã (foto). O índice normal do rio dos Sinos é de 50 NTU. As equipes da Companhia seguem realizando testes e análises visando reativar a ETA da cidade, responsável pelo abastecimento de Esteio, Sapucaia do Sul e parte de Canoas. Situação similar ocorre em Nova Santa Rita, que também trata água captada no Sinos. A normalização do abastecimento nessas cidades depende da melhoria das condições da água do rio. Visto que a tendência é a turbidez reduzir com o passar do tempo, a expectativa da Corsan é retomar o tratamento ao longo do dia, com regularização do fornecimento de água prevista para a noite de hoje.

Solucionado o problema, poderão ocorrer oscilações na pressão da água, e a normalização do abastecimento se dará gradualmente. A Corsan está disponibilizando caminhões-pipa para abastecer locais como escolas, postos de saúde e hospitais. Para mais informações, acesse a seção “Situação do Abastecimento de Água” aqui no site ou ligue para o Corsan 24 Horas, no telefone 0800.646.6444.