Centro de Controle Operacional dará mais eficiência e agilidade aos serviços da Corsan

Publicação:

CCO Corporativo moderniza serviços da Corsan
CCO Corporativo moderniza serviços da Corsan

m evento realizado na Expointer, nesta quarta-feira (30), a Corsan deu a ordem de início para as obras do Centro de Controle Operacional (CCO) Corporativo. Com cerca de R$ 2 milhões, o investimento garante mais eficiência e agilidade aos serviços prestados pela Companhia.

Durante o ato de assinatura, o diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, destacou que a iniciativa integra o projeto de modernização da empresa. “O CCO Corporativo soma-se a outras ações em que a tecnologia é utilizada para aprimorar o trabalho da Corsan, como o Sistema Móvel de Serviços e o aplicativo para atendimento ao público. São estratégias que visam otimizar os custos da Companhia a fim de garantir tarifas adequadas e, assim, prestar os serviços de saneamento com eficiência e equidade”.

Para a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, as ações de modernização qualificam a Corsan, que desempenha “um papel relevante na preservação ambiental ao promover o tratamento de água e esgoto”. O secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, elogiou o trabalho dos funcionários da Companhia e ressaltou a importância do CCO. “Esse é um grande avanço de tecnologia de uma empresa que está se modernizando e realizando um volume histórico de investimentos no Estado”.

O CCO Corporativo ficará centralizado na sede da Companhia e agilizará os processos, permitindo aos técnicos atuar de forma remota no abastecimento de água. O sistema contará com tecnologia aplicada para monitorar, 24 horas por dia, um total de 107 municípios atendidos. Também permite padronizar operações, formar banco de dados, aumentar a capacidade analítica da operação e promover a integração com outros sistemas da Corsan.

Entre os benefícios, destacam-se a possibilidade de detectar vazamentos, reduzir pressões na rede, controlar níveis de reservatórios, acionar bombas e válvulas, economizar energia elétrica e reduzir perdas de água. Com a automação, também se tornam mais fáceis e rápidas a identificação de ligações clandestinas e a comunicação às comunidades de eventuais faltas de água. Com todo o sistema interligado, a Companhia ganha agilidade e qualifica o atendimento à população.

O ato contou com a presença da diretoria e de funcionários da Corsan. Na oportunidade, foi exibido um vídeo institucional apresentando o conjunto de benefícios gerados pela implantação do CCO Corporativo. O vídeo mostra imagens de diversos servidores da Companhia em seus locais de trabalho.

Convênios com municípios

Também na Expointer, nesta quarta-feira (30), a Corsan firmou convênios com quatro prefeituras. Para Flores da Cunha, foi formalizada a doação de 415 metros de tubulação, que será utilizada para a implantação de loteamento popular, levando água tratada a 28 famílias. Serão doados ainda 3.044 metros de tubos para Veranópolis. O material também será empregado em loteamento popular para o abastecimento de 84 famílias.

Com a prefeitura de Severiano de Almeida, a Companhia celebrou cooperação para realizar obra de extensão de redes para abastecer o Loteamento Social Magnagnagno, com a doação de 1.200 metros de tubulações. E foi firmado convênio para complementar a execução das obras do sistema de esgotamento sanitário de Mostardas. Estiveram presentes os prefeitos de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, Veranópolis, Waldemar de Carli, Severiano de Almeida, Milto Vendrusculo, e Mostardas, Moisés Pedone.

Jantar dos Prefeitos

Durante a tarde, a Corsan recebeu prefeitos em seu estande com um coquetel e, à noite, participou do Jantar dos Prefeitos, realizado na Casa do Gaúcho. Na recepção do jantar, a personagem Agualina Pureza Oceânica recepcionou os convidados. Ela integra projeto de educação ambiental promovido pela Companhia na Expointer, com o objetivo de estimular a consciência ambiental em crianças e adultos. O evento contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do vice-governador José Paulo Cairoli e shows de Shana Müller e Guri de Uruguaiana.

Na ocasião, Presser salientou que o encontro representou a integração entre Estado e municípios. “A prestação de serviços da Corsan parte do princípio da solidariedade interfederativa, que viabiliza grandes conquistas e reafirma o caráter social da Companhia”. Durante o jantar, foi assinado protocolo de intenções para ampliar o programa Jovem Aprendiz nos municípios gaúchos. É uma parceria entre Governo do Estado – por meio da Corsan e da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos –, Famurs e Ciee.

O estande da Corsan na Expointer está localizado em frente à Administração do Parque. No local a Companhia disponibiliza água quente e gelada e prepara o chimarrão para os visitantes. A Corsan também está atendendo ao público na Casa do Governador. A Expointer ocorre até 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Para assistir ao vídeo institucional da Corsan sobre os benefícios do CCO Corporativo, com a participação de diversos funcionários da Companhia, acesse youtu.be/VSb5xFBuJ28

Abaixo, confira imagens das atividades realizadas pela Corsan na Expointer nesta quarta-feira (30):