A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) lançou, nesta sexta-feira (11), na sede do Ministério Publico de Santo Ângelo, a campanha de incentivo às ligacoes de esgoto. Pelo programa, aprovado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), todo usuário que disponha de rede coletora de esgotos sanitários na sua rua, e não esteja conectado, passará a pagar uma tarifa pelo serviço.
Num primeiro momento, a Corsan fará uma campanha publicitária para esclarecer aos moradores de Santo Ângelo, Santa Rosa, Ijuí e Cruz Alta das vantagens em conectar-se à rede de esgotos. Depois, receberão uma notificação e instruções para executar a conexão, recebendo desconto de 75% na ligação e 180 dias de carência na tarifa de esgotos.
O diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, informou que a iniciativa já foi feita em países como Estados Unidos e na Europa, premiando a consciência ambiental e punindo o poluidor. Segundo ele, viver nas cidades exige responsabilidades de todos, do poder público ao cidadão. “Não é possível a Corsan fazer grandes investimentos em esgotamento sanitário e o resultado não existir por falta de ligações à rede coletora”, afirmou. Os imóveis que contam com serviço de esgoto são mais valorizados e possibilitam sensíveis melhorias ambientais, qualidade de vida e saúde pública.
Conforme o superintendente da Corsan nas Missões, João Corim, são possíveis 10 mil ligações de esgotos nas quatro cidades. Os investimentos nos sistemas de água e esgoto nesses municípios envolvem R$ 24 milhões em recursos.