O ano de 2022 foi de intenso trabalho, conquistas e transformações para a Corsan. Buscando cumprir as metas do Marco Legal do Saneamento, o Governo gaúcho já iniciou o período com o processo de privatização, abertura do capital da empresa com retenção do controle acionário pelo Estado. Esse modelo foi posteriormente alterado para a venda de 100% da Companhia, o que culminou com o leilão do dia 20 de dezembro na B3, do qual foi ganhador o Consórcio Aegea. A privatização será concluída com a assinatura do contrato definitivo entre as partes.
Em paralelo ao desenvolvimento desse processo, a Companhia focou no fortalecimento do negócio, com melhorias de processos de gestão, alterações de estrutura e novas iniciativas. Todas as áreas da Corsan executaram um trabalho intenso, buscando a sinergia e a integração entre seus diversos setores para melhorar sua eficiência e eficácia.
Uma série de medidas internas foram tomadas ao longo do ano, incluindo processos de modernização de gestão administrativa e operacional, assim como o incremento da digitalização em várias áreas da Companhia. Essa evolução deu as bases para que a empresa apresentasse uma performance mais robusta para fazer frente aos desafios do mercado.
Agilidade e facilidades para o cliente
Em relação ao cliente, foram vários avanços. Desde este fim de ano, as contas da Corsan podem ser pagas via Pix em todos os municípios atendidos pela Companhia. O Pix se junta a outras modalidades de pagamento oferecidas pela Corsan, tais como débito em conta, cartão de débito e crédito, internet banking, entre outros.
Durante o ano, a Corsan implantou 45 novas Unidades Inteligentes, com uma série de melhorias no atendimento ao público, agregando tecnologias e gerando mais facilidades para o cliente. Outras 103 estão em implantação. Houve ainda a instalação de 354 totens de atendimento em 267 localidades. Também foram colocados em operação o atendimento presencial via agendamento e o atendimento por videochamada, além de ser alocado mais pessoal para atendimento presencial.
A Companhia também disponibilizou 100% dos seus serviços ao cliente em formato digital, sendo a primeira empresa do setor de saneamento no país a atingir esse patamar. E investiu na nova plataforma de atendimento omnichannel, que permitiu a redução do tempo médio de espera no call center para 39 segundos. Implantou um novo Programa de Negociação de Dívidas, trazendo melhores condições aos usuários, e ampliou o leque de serviços do call center, que passou também a receber negociação de dívidas e atualização cadastral. E para facilitar ainda mais a via de relacionamento com o usuário, implantou o atendimento via WhatsApp.
Meio ambiente
Em relação ao meio ambiente, em 2022 a Corsan deu prosseguimento a ações que alinham a empresa ao Pacto Global da ONU, do qual é signatária. A Companhia contribui para o alcance dos dez princípios e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do pacto, mesmo tendo como eixo central de sua atuação o ODS 6, que trata de água e saneamento.
Com essas diretrizes, nos últimos 12 meses a Companhia finalizou a primeira fase do projeto-piloto de Pagamento por Serviços Ambientais, que está sendo implementado em Venâncio Aires. Também trabalhou para a implantação o Plano de Segurança Hídrica da Corsan, atualmente em fase do chamamento público. Esse plano possibilitará identificar as principais intervenções, medidas e ações necessárias para garantir a disponibilidade da água em quantidade e qualidade adequadas à plena prestação de serviço de abastecimento público aos municípios atendidos.
Sistemas de água e esgotamento sanitário
Em relação a novas obras, muitas novas estruturas foram finalizadas em 2022, marcando a expansão de sistemas de água (SAA) e esgotamento (SES) em muitos municípios. Entre elas, citamos:
Sistemas de Abastecimento de Água (SAA)
Santa Maria – Execução da nova adutora de água bruta da barragem Saturnino de Brito até o booster do Escrimin. Além de proporcionar maior vazão, a obra vai gerar economia de energia, uma vez que permitirá desativar o booster.
Investimento: R$ 67.303.029,50
Santa Rosa – Tratamento mecanizado do lodo da ETA 1
Investimento: R$ 21.766.743,51
Cachoeirinha – Nova adutora de água bruta de Canoas até a ETA Cachoeirinha, beneficiando a população atendida pelo Sistema Integrado Gravataí/Cachoeirinha, com aproximadamente 149 mil economias.
Investimento: R$ 44.762.825,35
Viamão – Execução das obras do Sistema Lami, incluindo captação, elevatória de água bruta, adutora de água bruta, adutora de água tratada, reservatório de 10 mil m³ e adutora de água tratada. Pertencentes ao Sistema Integrado Alvorada-Viamão (Siav), as novas estruturas atende a uma população de 382 mil habitantes.
Investimento: R$ 174.693.670,92
– Execução das obras da adutora de água tratada, Estacão de Bombeamento de Água e reservatário de 2 mil m³ – Viamópolis
Investimento: R$ 68.190.335,80
Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES)
Taquara – ampliação de 26% na cobertura de cobertura em esgotamento sanitário, com extensão de redes de coleta e elevatórias.
Investimento: R$ 38,7 milhões
Passo Fundo – construção do segundo módulo da ETE Araucárias, com capacidade para 150 l/s com recebimento de carga de limpa-fossa.
Investimento: R$ 30.760.669,75.
Em 2023, a Corsan segue na sua meta de atingimento da universalização do saneamento, buscando alternativas para garantir o atendimento e a qualidade dos serviços para todos os gaúchos nas cidades onde está presente.